• pt
Acto de registo do pacote inicial
Campeão nacional de basquetebol premiado pela mcel
15/07/2015
mcel
mcel lança “Manhãs Giras”
28/07/2015

Lançado livro “Financiamento PME”

Livro Financiamento PME

Foi lançado nesta quinta-feira, 23 de Julho, na cidade de Maputo, o livro “Financiamento PME”, uma obra da autoria de Oldemiro Belchior, que pretende ser um guia prático para apoio às empresas no acesso ao financiamento, bem como uma ferramenta de gestão empresarial.
Com esta obra, Oldemiro Belchior espera dotar as Pequenas e Médias Empresas de mais uma ferramenta prática para se tornarem elegíveis ao financiamento e melhorarem o seu desempenho.
“O acesso ao crédito é apontado pelo sector privado como um dos maiores constrangimentos que dificultam a expansão e o crescimento da actividade empresarial. Por isso, este livro procura trazer um conjunto de informações úteis e necessárias que permitam preparar as empresas, para melhor encetarem relações negociais com a banca na componente de financiamento”, explicou o autor.
Para o vice-ministro da Indústria e Comércio, Omar Mithá, que dirigiu a cerimónia de lançamento, esta obra “é uma ferramenta relevante de informação e um instrumento valioso no desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas moçambicanas, que lutam pela melhoria da competitividade e pelo seu fortalecimento”.
Por isso, segundo Omar Mithá, “o livro surge em boa hora como um forte contributo para uma temática pertinente e associada ao acesso ao financiamento por parte das Pequenas e Médias Empresas”.
Na ocasião, o vice-ministro da Indústria e Comércio realçou que, apesar do seu contributo diminuto no Produto Interno Bruto, as Micro, Pequenas e Médias Empresas são um importante instrumento de geração de emprego, alargamento e aumento da base tributária e da diversificação da economia.
Por seu turno, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), representada pelo vice-presidente, Rogério Samo Gudo, considerou que o livro “Financiamento PME” “constitui uma mais-valia para todas as Pequenas e Médias Empresas que se deparam com problemas de financiamento, pois traz informações úteis e necessárias para se tornarem elegíveis ao financiamento e, por conseguinte, melhorarem o seu desempenho e actuação”.
Entretanto, a CTA apontou para a dificuldade no acesso ao financiamento como um dos principais obstáculos ao desenvolvimento da actividade empresarial, sendo que as Pequenas e Médias Empresas enfrentam vários desafios neste domínio, nomeadamente a falta de contabilidade organizada, insuficiência de garantias, fraco poder negocial, debilidades na estruturação de planos de negócio, entre outros.
Importa realçar que ainda na quinta-feira, realizou-se a IV gala anual da Federação Moçambicana de Empreiteiros, que este ano completa 10 anos de existência. Este sector é o que mais cresce nos últimos três anos, tendo, segundo o Balanço do Plano Económico e Social do Governo, atingido a taxa de 36,6% em 2014.

 

Livro Financiamento PME

Livro Financiamento PME

 

Oldemiro Belchior - Autor da obra

Oldemiro Belchior – Autor da obra

 

Assinatura de autografos

Assinatura de autografos

 

Omar Mithá - Vice-ministro da Indústria e Comércio

Omar Mithá – Vice-ministro da Indústria e Comércio

 

Rogério Samo Gudo - Vice-presidente da CTA

Rogério Samo Gudo – Vice-presidente da CTA

 

Participantes no lançamento do livro Financiamento PME

Participantes no lançamento do livro Financiamento PME