logo TMCEL
Lançado novo cartão eSIM virtual em substituição do físico
29/03/2023
IMG 20230402 WA0050
Fornecimento de água potável restabelecida na cidade de Quelimane e vila de Nocoadala
02/04/2023
logo TMCEL
Lançado novo cartão eSIM virtual em substituição do físico
29/03/2023
IMG 20230402 WA0050
Fornecimento de água potável restabelecida na cidade de Quelimane e vila de Nocoadala
02/04/2023

Negócios ligados à economia verde estimulam formação a empreendedores

Participantes 1

Participantes 1

Teve início, terça-feira, 28 de Março, em Maputo, a 1ª edição do iDeate Verde, destinada a Startups, empreendedores e Pequenas e Médias Empresas (PME), com negócios ligados à economia verde, uma iniciativa da Incubadora de Negócios do Standard Bank, em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), em parceria com a E4D e ideiaLab.

Durante três dias consecutivos, os 44 participantes terão a oportunidade de fortalecer as suas capacidades, através de abordagens sobre aspectos relacionados com a identificação de problemas e oportunidades, entrevista e validação, ideação, colaboração, proposta de valor, elaboração do plano de negócio, entre outros.

Intervindo na sessão de abertura, Alice Parsotamo, directora de Estratégia e Transformação do Standard Bank, referiu que, para o banco, o iDeate, além de ser um dos principais programas de empreendedorismo da incubadora, representa uma aposta para o futuro do País, porque visa a geração de conhecimentofactor crucial do desenvolvimento económico e social a nível colectivo e individual.

Esta plataforma vai dotar os participantes de uma estrutura para reflectir, gerar ideiasdesenhar formas e soluções inovadoras, com foco em negócios verdes relevantes, não apenas do ponto de vista de sustentabilidade, mas também do ponto de vista de geração de riqueza e emprego, contribuindo para ultrapassar os desafios do futuro para Moçambique”, frisou.

Por sua vez, a co-fundadora da ideiaLab, Tatiana Pereira, indicou que a capacitação será constituída por três dias intensivos de aprendizagem, durante os quais, os participantes sairão da sua zona de conforto, com uma valiosa rede de contactos: “Aproveitem esta oportunidade para se conhecerem, porque não se sabe se o colega que está ao vosso lado será o vosso maior cliente, parceiro ou fornecedor amanhã. Tudo começa com a criação de relações, saber ouvir e aprender”, disse.

Um dos beneficiários da formação, Ivaldo Fumo, considerou que participar no iDeate Verde constitui uma oportunidade única para aprender a implementar melhor o seu projecto de aquaponia sustentável“Pretendo, também, estabelecer parcerias, aprender a elaborar melhor um plano de negócio, assim como a componente de sustentabilidade de negócio”, destacou.

Para a formanda Stélia Dgedge, “a formação é um ganho, porque espero sair daqui com habilidades para implementar o meu projecto de produção de filtros de água. Acho que este é o espaço certo para os jovens desenvolverem as suas habilidades comunicativas, de liderança, assim como para aprenderem a estruturar as suas ideias de negócios”.

O iDeate é um programa que já vai na sua 25ª edição e visa estimular o empreendedorismo e desenvolvimento de ideias inovadoras para a resolução de desafios da comunidade.

 

Alice Parsotamo directora de Estrategia e Transformacao do Standard Bank 1

Alice Parsotamo, directora de Estratégia e Transformação do Standard Bank

Tatiana Pereira co fundadora da ideiaLab

Tatiana Pereira, co-fundadora da ideiaLab

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participantes 3

Participantes

Ivaldo Fumo participante

Ivaldo Fumo, participante