• pt
Capa do Jornal
Juízes lançam jornal “Nawu” para o Judiciário se abrir à sociedade
01/02/2022
Logotipo 1 Pathfinder 3
Esclarecimento sobre o processo de despedimento de alguns colaboradores da Pathfinder Moçambique
08/02/2022

No Município da Matola: Lançado “Projecto Comunidades” para desencorajar consumo ilegal de água potável

Acto de assinatura de Memorando de entendimento

Acto de assinatura de Memorando de entendimento

Perto de 100 jovens, de 13 bairros dos Postos Administrativos da Machava, Infulene e Matola-Sede, no Município da Matola, província de Maputo, vão trabalhar na mobilização, consciencialização e sensibilização dos consumidores de água na cidade da Matola, num projecto avaliado em 50 milhões de meticais, disponibilizados pelo FIPAG – Região Metropolitana de Maputo.
O memorando de entendimento (MdE) para a implementação do “Projecto Comunidades”, foi celebrado, quarta-feira, 2 de Fevereiro, na província de Maputo, entre o Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) – Região Metropolitana de Maputo e o Conselho Municipal da Cidade da Matola (CMM).
Segundo o presidente do Comissão de Gestão do FIPAG – Região Metropolitana de Maputo, Castigo Álvaro Cossa, o MdE tem por objectivo desencorajar o consumo ilegal de água potável, através de ligações clandestinas e violações de instalações na cidade da Matola.
“Esta filosofia assenta em soluções locais para problemas locais, de tal modo que o projecto vai envolver as comunidades nos processos comerciais do FIPAG – Região Metropolitana de Maputo, cujos parâmetros estabelecidos para os postos administrativos atribuem poderes de gestão e tomada de decisão às secretarias dos bairros, gerando rendimentos locais”, explicou Castigo Álvaro Cossa.
Por sua vez, o presidente do Conselho Municipal da cidade da Matola (CMM), Calisto Cossa, explicou que o referido memorando enquadra-se no âmbito do desenvolvimento sustentável da Matola e visa assegurar o abastecimento de água aos munícipes através do movimento das lideranças dos postos administrativos.
“Este MdE visa estabelecer uma parceria no sentido de criar condições institucionais para que o CMM e o FIPAG – Região Metropolitana de Maputo desenvolvam uma gestão sustentável no abastecimento de água na urbe”, referiu Calisto Cossa.
Importa realçar que a visão do Município da Matola e do FIPAG – Região Metropolitana de Maputo, no âmbito do desenvolvimento municipal sustentável, é assegurar o abastecimento de água aos munícipes, através do envolvimento das lideranças locais, nomeadamente, os chefes dos postos que dirigem os postos administrativos, os secretários de bairro e os chefes de quarteirão, bem como dos munícipes em geral.
Acto de assinatura de Memorando de entendimento

Acto de assinatura de Memorando de entendimento

Calisto Cossa presidente do Conselho Municipal da Matola 1

Calisto Cossa presidente do Conselho Municipal da Matola 

Castigo Alvaro Cossa presidente da Comissao de Gestao do FIPAG Regiao Metropolitana de Maputo 3

Castigo Alvaro Cossa presidente da Comissao de Gestao do FIPAG Regiao Metropolitana de Maputo 

Troca de pastas 1

Troca de pastas