• pt
Tomada de posse Virgília Matabele
Na mcel: Virgília Matabele é nova administradora não executiva
02/08/2015
mcel
Todas as terças-feiras: mcel proporciona chamadas grátis e crédito a dobrar
06/08/2015

Pela primeira vez: Pemba acolheu Feira Provincial de Educação

Pela primeira vez, a cidade de Pemba, acolheu, entre os dias 30 e 31 de Julho, a Feira Provincial de Educação, uma mostra das oportunidades de formação académica e profissional existentes na província de Cabo Delgado, para os estudantes do ensino médio geral, técnico-profissional e o público em geral.
Promovida pela Comunidade Académica para o Desenvolvimento da Educação (CADE), em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e o Standard Bank, a I Feira Provincial de Educação visa a criação de uma oportunidade para as empresas apreciarem as áreas de formação cobertas pelas instituições de ensino expositoras e, assim, compreenderem as potencialidades de recrutamento de mão-de-obra a partir das suas fontes de formação.
Intervindo na cerimónia de abertura, o gerente da Agência do Standard em Pemba, Francisco Conde, referiu que com este singelo passo, que coloca Pemba no roteiro de um dos mais prestigiados eventos de educação do país, o Standard Bank reafirma o compromisso de continuar a investir no sector da Educação como parte da sua responsabilidade social.
“Ainda na senda das acções que o Standard Bank desenvolve com vista a alavancar o sector da Educação, este ano, em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos, o banco vai apoiar a realização do Festival Nacional dos Jogos Escolares na cidade de Pemba”, destacou.
Para a representante da CADE, Cleotilde Chivambo, a Feira Provincial de Educação afigura-se como um complemento aos esforços do governo tendentes ao alcance de uma educação que desenvolva competências, na medida em que diferentes instituições vocacionadas à formação expõem os seus cursos, promovem o diálogo com os estudantes, académicos, empresários, funcionários das diferentes entidades, encarregados de educação, governantes, entre outros.
Em representação da governadora de Cabo Delgado, João Motinho referiu-se ao facto de a amostra de educação complementar os esforços do Governo, tendentes ao alcance de uma Educação que desenvolve competências, enquadrando-se assim, na segunda prioridade do Programa Quinquenal do Governo 2015-2019.
“Esperamos que os nossos estudantes, professores e todos intervenientes tenham a oportunidade de conhecer os principais serviços de educação e as oportunidades de formação existentes”, fanalizou.
Importa realçar que a anteceder a cidade de Pemba, Nampula acolheu, entre os dias 23 e 24 de Julho, a VII Feira Provincial de Educação, na qual participaram várias instituições de formação, dentre públicas e privadas de ensino médio, técnico e superior.