• pt
Participantes
Ministério da Indústria e Comércio lança Teste Comercial da Indicação Geográfica do cabrito de Tete
24/11/2020
Melanie Hawken fundadora e directora executiva da Lionesses of Africa 1 1
Mulheres empreendedoras não se devem deixar abalar pela Covid-19 pois é na adversidade onde residem as grandes oportunidades
27/11/2020

Soluções digitais e de banca móvel da Ericsson irão potenciar uma melhor experiência aos clientes da Tmcel

Membros do CA da Tmcel que participaram na cerimonia virtual 2

Membros do CA da Tmcel que participaram na cerimonia virtual 2

A Moçambique Celular (Tmcel), S.A. e a Ericsson (NASDAQ: ERIC) celebraram um contrato de cinco anos para expandir e modernizar a rede e o ecossistema de serviços digitais da empresa, através das mais recentes inovações, funcionalidades e recursos provenientes dos Sistemas de Suporte ao Negócio(BSS) e de Banca Móvel daquele fornecedor de tecnologias. Como resultado deste acordo, a Tmcel poderá oferecer uma experiência de utilização aprimorada aos seus clientes, bem como permitir o acesso a serviços financeiros e seguros.

A solução de BSS da Ericsson irá igualmente facilitar a migração e o envolvimento digital da Tmcel em operações de negócios centradas no cliente. Adicionalmente, a plataforma de Activação Dinâmica da Ericsson (EDA) vai permitir a abordagem de todas as necessidades de activação dos serviços da Tmcel através de uma plataforma única e flexível. O acordo celebrado inclui ainda a implementação da solução de Banca Móvel (Mobile Money) da Ericsson.

O objectivo da Tmcel é o de incentivar o uso diário de moeda electrónica, criando mais facilidades de acesso a este serviço e tornando o ecossistema de pagamentos mais diversificado. A solução de Carteira Móvel da Ericsson impulsionará o projecto, estando adaptada para fornecer um novo canal que contribui para a inclusão financeira, oferecendo serviços financeiros móveis de nova geração, seguros e de fácil utilização, incluindo para os nossos concidadãos que não têm acesso a serviços bancários tradicionais.

Mahomed Rafique Jusob Mahomed, presidente do Conselho de Administração da Tmcel, afirmou na ocasião: “Através desta parceria, esperamos trabalhar com a Ericsson para aprimorar ainda mais a nossa proposta de valor e expandir o nosso ecossistema. A experiência global e as soluções inovadoras da Ericsson irão permitir responder aos requisitos personalizados e em rápida mudança do mercado digital em Moçambique.”

A Tmcel irá beneficiar-se de uma maior agilidade nos negócios e de uma evolução faseada eficaz para o mundo digital dinâmico que está a ser edificado com o 5G e a Internet das Coisas (IoT). A empresa terá acesso aos lançamentos contínuos de produtos da Ericsson e a investimentos futuros alinhados às tendências de transformação do mercado e tecnologias. O acordo inclui uma gama de produtos BSS da Erisson, que sustentarão a monetização dos serviços prestados pela Tmcel, incluindo o Sistema de Taxação da Ericsson, a Plataforma de Aprovisionamento Dinâmico a Plataforma de Virtualização Completa Geo-redundante e a Plataforma de Mediação Múltipla.

Por sua vez, Todd Ashton, Vice-Presidente e Director da Ericsson para o Leste e Sul de África, assegurou que “O compromisso contínuo da Tmcel para com a inovação e a experiência aprimorada do cliente é a prova dos esforços da empresa para oferecer benefícios ao país, especialmente na área de carteiras digitais. É nossa intenção continuara ser um parceiro de confiança da Tmcel e reforçar a sua missão de permanecer na vanguarda das Tecnologias de Informação e Comunicação em Moçambique, contribuindo com a nossa comprovada capacidade na integração de sistemas e sofwtare de BSS e de Banca Móvel. Este projecto é crucial para o desenvolvimento económico da nação e também como um facilitador para conectar e apoiar novas indústrias emergentes no país.”

Ao abrigo deste acordo, os serviços fornecidos pela Ericsson incluem o desenho da solução, gestão do projecto, consultoria em tecnologia, habilitação de serviços, configuração de negócios, desenvolvimento e customização, integração e verificação da solução e testes de aceitação.

Por outro lado, e através desta solução, os serviços de banca móvel irão tornar-se numa ferramenta essencial para a mudança do modus vivendi em toda a África, no geral, e em Moçambique, em particular, fornecendo acesso a serviços financeiros seguros, mas também a oportunidades de acesso a energia, saúde, educação e emprego.

Mahomed Rafique Jusob presidente do Conselho de Administracao da Tmcel 1

Mahomed Rafique Jusob presidente do Conselho de Administracao da Tmcel 1

Membros do CA da Tmcel que participaram na cerimonia virtual 2

Membros do CA da Tmcel que participaram na cerimonia virtual 2

Participantes da cerimonia virtual de assinatura do acordo entre a Ericsson e a Tmcel 3

Participantes da cerimonia virtual de assinatura do acordo entre a Ericsson e a Tmcel 3