Cornelder Outubro Rosa 3

Cornelder de Moçambique reforça solidariedade com mulheres em tratamento oncológico no Hospital Central da Beira

28/10/2026
Cornelder Outubro Rosa 3

Cornelder de Moçambique reforça solidariedade com mulheres em tratamento oncológico no Hospital Central da Beira

28/10/2026

Standard Bank e Câmara de Petróleo e Gás de Moçambique unem esforços para impulsionar participação das PME no sector energético

Assinatura do MdE 2

Assinatura do MdE 2

O Standard Bank e a Câmara de Petróleo e Gás de Moçambique (CPGM) assinaram, segunda-feira, 2 de Novembro, na cidade de Maputo, um memorando de entendimento que estabelece uma parceria estratégica para promover a capacitação e a integração das micro, pequenas e médias empresas (MPME) moçambicanas nas cadeias de valor do sector energético.

A parceria constitui uma plataforma de cooperação orientada para o fortalecimento das capacidades técnicas, financeiras e organizacionais das empresas nacionais, favorecendo, simultaneamente, a sua aproximação aos principais operadores da indústria energética e o acesso a soluções de financiamento adequadas às suas necessidades.

Na ocasião, a directora da Banca Comercial e de Negócios do Standard Bank, Márcia Karim, considerou que o sucesso da participação das empresas nacionais nos grandes projectos energéticos depende de uma abordagem integrada que combine capacitação empresarial, acesso ao financiamento e ligação efectiva ao mercado.

“Entendemos que o financiamento, embora essencial, não é suficiente. É necessária uma abordagem integrada, assente na capacitação empresarial, no acesso ao financiamento e na ligação efectiva aos mercados”, afirmou.

Segundo a responsável, esta visão tem orientado o trabalho desenvolvido pelo Banco, através da sua Incubadora de Negócios, que, desde a sua abertura, em 2017, tem promovido programas de formação, preparação para a certificação e aproximação entre empresas nacionais e grandes operadores económicos.

Entre 2021 e 2024, o Standard Bank realizou cinco edições do programa iCreate, que registaram cerca de 120 participações de empresas e empreendedoras de diversos sectores de actividade.

O Banco organizou, ainda, em 2025, um workshop dedicado à integração das PME no ecossistema de petróleo e gás, bem como um conjunto de masterclasses online e híbridas que beneficiaram mais de 1.600 participantes. Adicionalmente, lançou a plataforma digital EMPREENDA, que disponibiliza gratuitamente 28 módulos de capacitação empresarial.

Por sua vez, o director da Banca Corporativa e de Investimento do Standard Bank, João Guirengane, realçou a importância da promoção do conteúdo local e do fortalecimento da participação das empresas nacionais nas cadeias de fornecimento do sector energético.

“O verdadeiro impacto destes investimentos não deve ser medido apenas pela sua dimensão financeira, mas também pela capacidade de desenvolver competências, fortalecer empresas nacionais e assegurar que uma parcela crescente do valor gerado permaneça na nossa economia”, referiu.

A combinação da experiência financeira do Standard Bank com o conhecimento sectorial e a proximidade da Câmara aos diferentes intervenientes da indústria, explicou o responsável, reúne condições favoráveis para o surgimento de novas oportunidades de negócio e para o desenvolvimento de mecanismos de financiamento ajustados à realidade das PME.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Petróleo e Gás de Moçambique, Florival Mucave, enalteceu o papel determinante do sector financeiro no fortalecimento da participação empresarial moçambicana na indústria energética.

“Nenhuma PME nacional poderá participar de forma significativa na indústria de petróleo e gás sem capacidade financeira. Neste contexto, instituições financeiras como o Standard Bank desempenham um papel fundamental na criação de pontes entre a preparação técnica dos fornecedores e o acesso aos recursos financeiros necessários para concretizar oportunidades de negócio”, declarou.

Para ambas as instituições, o memorando de entendimento constitui um instrumento estratégico para promover o desenvolvimento do conteúdo local, aumentar a competitividade das empresas nacionais e assegurar que os benefícios dos investimentos energéticos se traduzam em mais emprego, crescimento económico e geração de valor para Moçambique.

Através desta parceria, o Standard Bank e a Câmara de Petróleo e Gás de Moçambique pretendem contribuir para que um número crescente de empresas nacionais esteja preparado para responder aos requisitos dos grandes projectos e participar de forma sustentável no desenvolvimento do sector energético moçambicano.

 

Troca de pastas 3

Troca de pastas

Márcia Karim, directora da Banca Comercial e de Negócios do Standard Bank 4

Márcia Karim, directora da Banca Comercial e de Negócios do Standard Bank

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Guirengane, director da Banca Corporativa e de Investimento do Standard Bank 3

João Guirengane, director da Banca Corporativa e de Investimento do Standard Bank

Florival Mucave, PCA da Câmara de Petróleo e Gás de Moçambique 5

Florival Mucave, PCA da Câmara de Petróleo e Gás de Moçambique

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participantes 1 (4)

Participantes