• pt
Sasha Vieira responsavel pela Incubadora de Negocios do Standard Bank
Coronavírus constitui oportunidade para PME apostarem na inovação
01/11/2020
Gapi 03
Agricultores criam microbanco para financiar campanha agrícola
11/11/2020

Standard Bank investe em meios para reduzir número de mortes causadas pela Covid-19

3 Entrega simbolica dos ventiladores

3 Entrega simbolica dos ventiladores

O Standard Bank procedeu, sexta-feira, 6 de Novembro, em Maputo, à entrega de ventiladores pulmonares ao Ministério da Saúde (MISAU), para o tratamento de pacientes com Covid-19, no País.

Esta doação faz parte das acções de responsabilidade social corporativa do banco, visando apoiar os esforços do País para dar uma resposta cabal à pandemia do novo coronavírus, garantindo a rápida recuperação dos pacientes com insuficiência respiratória.

A ventilação mecânica tem representado um grande avanço no suporte respiratório dos pacientes em tratamento intensivo, uma vez que aumenta a probabilidade de sobrevivência dos pacientes gravemente afectados.

Intervindo, durante a cerimónia de entrega dos ventiladores, o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, disse ser expectativa do banco que os meios ora entregues ajudem na redução do número de mortes que têm estado a ocorrer devido à Covid-19, no País.

“Hoje, viemos cumprir a nossa promessa de trazer ventiladores destinados aos pacientes que venham a necessitar”, referiu o administrador delegado.

Numa outra abordagem, Chuma Nwokocha garantiu que o contributo do Standard Bank, visando o controlo desta pandemia continuará: “Mesmo antes da oferta de ventiladores estivemos nas províncias de Cabo Delgado e Nampula a oferecer máscaras reutilizáveis às populações carenciadas, porque acreditamos que prevenir é melhor que remediar”, frisou.

Por sua vez, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, indicou que os ventiladores constituem aparelhos clínicos que são a última esperança para grande parte dos pacientes gravemente doentes com o SARS-CoV-2.

O número de novas infecções, conforme realçou o governante, tende a aumentar, com o passar de tempo. Desde a eclosão do primeiro caso de contaminação em Março, até à data, o País registou pouco mais de 13.000 casos positivos, perto de 100 óbitos e um cumulativo de cerca de 11.000 casos de pacientes totalmente recuperados da doença.

“A recuperação de pacientes que constam dos dados que aqui anunciamos foi, sem dúvidas, graças à capacidade que tem sido instalada no sector, pelo Governo e instituições de boa vontade, como o Standard Bank”, concluiu.

Importa realçar que, ainda no âmbito do apoio ao Governo no combate ao Coronavírus, o banco efectuou a entrega, em Junho, de um donativo constituído por 500 fatos de protecção descartáveis, 500 óculos de protecção, 30 mil luvas cirúrgicas e 50 mil máscaras cirúrgicas, para proteger a saúde dos médicos e demais profissionais de saúde, envolvidos, a diversos níveis, no combate à crise sanitária da Covid-19, no País.

1 Armindo Tiago ministro da Saude

Armindo Tiago ministro da Saude

2 Chuma Nwokocha administrador delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha administrador delegado do Standard Bank

4 Ventiladores entregues ao MISAU 1

Ventiladores entregues ao MISAU 1

3 Entrega simbolica dos ventiladores

Entrega simbolica dos ventiladores