• pt
Parte dos empossados 2
Criadas pelo FIPAG: Tomaram posse os órgãos das sociedades comerciais Águas da Região do Norte, SA, Águas da Região do Centro, SA e Águas da Região do Sul, SA
23/09/2022
logo FIPAG
Retomado hoje abastecimento normal de água potável na cidade de Quelimane
29/09/2022

Standard Bank promove debate sobre agronegócio em Nampula

STANDARD BANK logo

STANDARD BANK logo

O Standard Bank promove, na quarta-feira, 28 de Setembro, o Agribusiness Fórum Nampula, um evento que visa juntar todos actores da cadeia de valor do agronegócio da província para debater em torno do contexto de negócio e resultantes oportunidades de crescimento e de aumento de competitividade do sector.
De forma particular, o fórum tem como objectivo discutir e realçar como é que o comércio de produtos/commodities agrários de Nampula, em particular, e da Zona Norte em geral, pode estimular maior dinâmica económica de base alargada na região e no País.
Durante o fórum será, amplamente, debatido o potencial de comercialização interna e de exportação da produção local e a sua contribuição para a substituição das importações, aumento das exportações e o consequente impacto positivo na balança comercial, bem como na promoção do emprego e de formas alternativas de rendimento para muitas famílias.
Os participantes do fórum, a decorrer sob o lema “Comércio de Produtos/Commodities Agrícolas-Contexto e Oportunidades com destaque para a Zona Norte do País”, farão, também, uma reflexão sobre como maximizar o potencial de produção e de comercialização da região com vista a melhorar a competitividade e sustentabilidade das principais cadeias de valor de produtos/commodities agrícolas, como grãos, oleaginosas, castanha de cajú, avicultura e banana.
Os debates incidirão sobre temas relacionados com a comercialização agrária, incluindo capacidade de produção em escala, a relação mutualística entre os vários actores envolvidos nas cadeias de comercialização agrária, bem como questões de natureza logística, de flutuação dos preços das commodities e financiamento às campanhas de comercialização.
A abordagem temática do evento deverá, ainda, abranger temas relacionados aos mercados de exportação com enfoque em países da Ásia, incentivos ao dispor para atracção de investimentos para o sector agrário e de promoção de exportações de produtos/commodities agrícolas de Moçambique.
Importa realçar que o fórum contará com a participação de diversos oradores, individualidades e empresas ligados ao sector de agronegócios, para além de especialistas do banco que vão apresentar as soluções que o Standard Bank dispõe para apoiar as empresas que actuam no sector.
Esta iniciativa do Standard Bank permitirá, também, às empresas e às organizações estabelecer parcerias estratégicas de promoção, inovação e empreendedorismo.
Dada a importância deste evento para a promoção e desenvolvimento do agronegócio no País, encoraja-se a participação de todos os intervenientes da cadeia de valor de agronegócios, podendo os interessados inscrever-se através do link