• pt
Parte dos autocarrros entregues
De um total de 300: Mesquita entrega 52 novos autocarros aos privados
18/12/2017
Autocarros que complementam o projecto Metrobus
Viagem experimental do Metrobus coroada de êxito
18/12/2017

Tenista moçambicano Jossefa Simão foi o vencedor absoluto do 7ª Standard Bank Open

Entrega do troféu ao vencedor

O tenista moçambicano Jossefa Simão foi o grande vencedor da 7ª edição do Standard Bank Open ao vencer, na final realizada no domingo, 17 de Dezembro, nos Courts do Jardim Tunduru, em Maputo, o zimbabweano Liberty Nzula.

 

No confronto mais aguardado do último dia do torneio, Jossefa Simão sagrou-se campeão na categoria reservada aos atletas profissionais (PRO), singulares homens, tendo derrotado Liberty Nzula por dois sets a um, com os parciais de 7-6, 2-6, 6-2.

 

Ainda na categoria PRO, em singulares senhoras, a tenista congolesa Onya Nancy conquistou o primeiro lugar derrotando, na final, a atleta sul-africana residente em Maputo, Ohmar Fernandes, por 6-4 e 6-3.

 

Não obstante terem vencido as duas categorias separadamente, Jossefa Simão e Onya Nancy ainda juntaram-se, para derrotar a dupla de tenistas nacionais Hercílio Seda e Marieta Nhamitambo, com os parciais de 7-5 e 7-6, na final da prova em pares mistos.

 

Ainda neste torneio, organizado anualmente pelo Standard Bank em coordenação com a Federação Moçambicana de Ténis, Sharif Ahmed conquistou o primeiro lugar em veteranos homens, na categoria A, sendo que nas categorias B e C os vencedores foram, respectivamente, Alberto Nhancale e César Bento.

 

Foram igualmente vencedores, na categoria de juniores, escalão dos sub-18, os tenistas Jaime Sigaúque, em singulares rapazes, e Marieta Nhamitambo em singulares raparigas, sendo que Ana Vasilis e Ricardo Jacinto foram vencedores nas provas dos sub-14, em singulares raparigas e rapazes, respectivamente.

 

No escalão dos sub-12, sagraram-se vencedores Edilson Rosa, em singulares rapazes e Lindalva Franque, em raparigas.

Momentos após tornar-se vencedor absoluto da 7ª edição do Standard Bank Open, Jossefa Simão assumiu que o jogo da final foi muito bem disputado, não tendo sido fácil derrotar o tenista zimbabweano Liberty Nzula.

 

“Ele é um atleta muito experiente, que já jogou muito ténis. Não foi, por isso, uma partida fácil. Foi um desafio particular, no qual lutei bastante para vencer, sobretudo por ele ter recorrido a uma táctica diferente da que usámos no País”, explicou, acrescentando que foi um confronto mental e estratégico, em que fez de tudo para se sagrar vencedor.

 

“Estou muito feliz comigo, por ter conquistado a 7ª edição do Standard Bank Open, depois de na anterior edição ter vencido a competição para os locais. Agora vou trabalhar para entrar na próxima edição de forma diferente”, manifestou Jossefa Simão.

 

Fazendo, por sua vez, uma avaliação da 7ª edição do torneio, o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, referiu que o torneio decorreu tal como estava previsto. “O balanço que fazemos é bastante positivo. Temos orgulho de estar associados a este importante torneio”, assumiu.

 

Numa outra abordagem, Chuma Nwokocha assegurou que sendo esta, a 7ª edição deste torneio organizado pelo Standard Bank, “já conseguimos ver os frutos. Este ano vimos um moçambicano a sagrar-se campeão, facto que constitui, para nós, motivo de satisfação”.

“Os que entraram através do programa Play-and-Stay, ténis para os sub-10, estão actualmente inseridos em várias categorias deste torneio”, constatou o administrador delegado do Standard Bank.

 

Igualmente presente no encerramento, a vice-ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, felicitou os atletas participantes e ao Standard Bank por, pelo 7º ano consecutivo, ter organizado esta competição.

 

“São estas sinergias que temos vindo a incentivar. O Standard Bank está connosco há 7 anos e sabemos que vai continuar connosco. Esta abertura e apoio do banco é muito importante porque traz dignidade aos atletas da alta competição e da formação, ajudando-nos a desenvolver programas de ténis para todas as crianças”, concluiu a vice-ministra.

 

Entrega do troféu ao vencedor

Entrega do troféu ao vencedor

 

Jossefa Simão vencedor categoria PRO singulares homens

Jossefa Simão vencedor categoria PRO singulares homens

 

Fase do jogo da final

Fase do jogo da final

 

Fase do jogo da final 1

Fase do jogo da final

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

 

Ana Flávia Azinheira Vice ministra da Juventude e Desportos

Ana Flávia Azinheira Vice ministra da Juventude e Desportos

 

Foto de família

Foto de família