• pt
Sede Standard Bank Mocambique
Standard Bank nomeado Melhor Banco no Continente Africano
31/03/2021
ICM e Gapi 1
ICM e Gapi dinamizam a cadeia de comercialização agrícola
20/04/2021

Universidade Politécnica tem novo vice-reitor

Cristiano Macuamule vice reitor da Universidade Politecnica

Cristiano Macuamule vice reitor da Universidade Politecnica

A Universidade Politécnica, a primeira instituição de ensino superior privado do País, conta, desde terça-feira, 13 de Abril, com um novo vice-reitor. Trata-se do Professor Doutor Cristiano Macuamule, que substitui no cargo a Professora Doutora Rosânia da Silva, que vai exercer outras funções no Grupo IPS.

Doutorado em Bioquímica pela Stellenbosch University (África do Sul), Cristiano Macuamule desempenhava, até à sua nomeação, o cargo de Director Científico-Pedagógico tendo, em seu lugar, sido indicada Nancy Samamad, doutorada em Fisiologia Vegetal e Pós-Produção pela Universidade Federal de Viçosa (Brasil).

Para além de Cristiano Macuamule e de Nancy Samamad, foi também empossado o Professor Catedrático Jubilado Armando Jorge Lopes, para chefe do Gabinete de Avaliação, Monitorização e Garantia de Qualidade, cargo que vai desempenhar cumulativamente com o de assessor do reitor.

Na sua intervenção, o reitor da Universidade Politécnica, Professor Doutor Narciso Matos, apontou como principal desafio a melhoria da qualidade de ensino naquela instituição:

“Acredito que os estudantes e encarregados de educação escolhem as universidades nas quais acreditam mais. Não escolhem as mais baratas, como muitos acham. Senão não estariam a mandar os filhos para a África do Sul ou Portugal. Eles fazem-no, porque acreditam que é lá onde os seus filhos vão ter melhor formação. Por isso, precisamos de crescer em termos de qualidade para que o número de estudantes também cresça. Só assim poderemos ser uma universidade, capaz de dar a cada docente ou dirigente as ferramentas de que precisam para serem excelentes”, disse.

Ainda no que diz respeito à qualidade, Narciso Matos fez saber que todos os 22 cursos leccionados na Universidade Politécnica, e submetidos à avaliação externa, foram aprovados. “Devemos implementar as recomendações que nos foram deixadas, por isso criámos, internamente, o Gabinete de Avaliação, Monitorização e Garantia de Qualidade”.

Na ocasião, o reitor da Universidade Politécnica defendeu a necessidade de a instituição que dirige apostar mais na investigação: “Somos uma universidade que pretende trazer uma ligação muito forte entre os estudos e a aplicação dos resultados, sobretudo nas áreas tecnológicas. Devemos sair das salas de aula e ir para onde se produz, e de lá trazer as expectativas da produção para as salas de aula. Que esse seja o nosso objecto de pesquisa e de extensão. O País tem expectativas sobre nós”.

A melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem foi também mencionada pelo novo vice-reitor, Cristiano Macuamule, como fundamental para a formação de quadros, que depois assumem diversas responsabilidades, bem como para a credibilização da instituição.

“Só com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é que se pode preparar melhor os profissionais do nosso País e atrair mais estudantes para a nossa instituição”, sublinhou.

Cristiano Macuamule vice reitor da Universidade Politecnica

Cristiano Macuamule vice reitor da Universidade Politecnica

Foto de familia com os empossados

Foto de familia com os empossados

Narciso Matos reitor da Universidade Politecnica

Narciso Matos reitor da Universidade Politecnica