• pt
Intervencao da Secretaria do Estado da provincia de Maputo Vitoria Diogo 6
Grupo IPS alarga-se ao ensino pré-escolar e básico
25/11/2021
Visita MIC a empresa integrada de frangos 01
Ao ministro da Indústria e Comércio: Agentes económicos em Nampula asseguram abastecimento na quadra festiva
29/11/2021

16 PME apuradas para segunda fase do concurso “Acelere o Seu Negócio”, promovido pelo Standard Bank

Joao Guirengane director da Banca de Negocios e Clientes Comerciais do Standard Bank B

Joao Guirengane director da Banca de Negocios e Clientes Comerciais do Standard Bank B

Inserido no concurso “Acelere o Seu Negócio”, promovido pelo Standard Bank, teve início, quinta-feira, 25 de Novembro, em Maputo, o bootcamp que visa proporcionar às 16 Pequenas e Médias Empresas (PME) moçambicanas concorrentes a oportunidade de avaliar as perspectivas de seu crescimento, com base no modelo de negócio.
Trata-se das empresas Mobi, Lia & Luana Serviços, Anário Francisco Chicombo, Winnua, Camy Travel Advisor, Mozambique Scientific, Giquira Investimentos, Take Away 2+1 & Restaurante, Alumaq, Casa Lenice, Technoplus, ABC-Trading, Calumias, Margin Industrial Services e Papers & Services.
Estas PME foram apuradas, para a segunda fase do concurso, de um universo de cerca de 80 inscritas, e vão ter, igualmente, a oportunidade de identificar as áreas onde irão investir, de modo a potenciar os seus negócios, durante cinco dias de sessões de capacitação, unindo a prática à teoria, em imersões dinâmicas e produtivas.
No decurso da capacitação, farão ainda uma reflexão sobre como repensar o modelo de negócio, obter visão de crescimento, reforçar o posicionamento estratégico, analisar cenários de crescimento e investimento, criar um panorama financeiro sustentável, entre outros aspectos.
Após a realização do bootcamp, uma equipa do Standard Bank, com o suporte da ideiaLab, entidade que desenvolve e implementa o concurso “Acelere o seu Negócio”, vai seleccionar 10 PME, que passarão para a fase seguinte, na qual os finalistas vão submeter o “pitch”, plano de investimento e o plano de negócio, a serem avaliados pelo júri, com vista a apurar-se os vencedores das três categorias.
Dirigindo-se aos representantes das PME apuradas, no encontro virtual de início do bootcamp, ocorrido terça-feira, 23 de Novembro, João Guirengane, director da Banca de Negócios e Clientes Comerciais do Standard Bank, referiu que o concurso “Acelere o Seu Negócio” é de extrema importância para o banco, na medida em que vai auxiliar as PME no seu crescimento.
“Quando lançámos o concurso, questionámo-nos se não podíamos incluir as startups moçambicanas, contudo, sentimos que este segmento empresarial já era contemplado pelo apoio do banco, através da Incubadora de Negócios do Standard Bank, bem como de outras iniciativas de incubação parceiras do banco”, explicou, acrescentando ter-se concluído haver necessidade de apoiar agentes económicos de outros segmentos negligenciados por outras iniciativas.
A expectativa em relação ao concurso, conforme enfatizou João Guirengane, é ajudar as PME a ultrapassar os desafios temporários de carácter macroeconómico e globais, como a Covid-19.
Constitui pretensão do banco, fazer com que as PME moçambicanas possam competir noutros escalões, dominados por multinacionais: “Isso é importante para nós. Com este concurso pretendemos capacitar PME para poderem subir de escalão e, com facilidade, ombrearem com outras nesses espaços”, indicou, realçando o facto de o concurso disponibilizar às PME mentoria adequada, abertura para os parceiros e um financiamento de 18 milhões de meticais, em prémios.
Por sua vez, a co-fundadora da ideiaLab, Tatiana Pereira, considerou que a fase de apuramento das 16 empresas, que vão participar no bootcamp, foi bastante disputada: “É o primeiro concurso a nível nacional com um grande impacto. Chegámos a esta fase com projectos muito ambiciosos”, concluiu, a co-fundadora da ideiaLab.

 

Joao Guirengane director da Banca de Negocios e Clientes Comerciais do Standard Bank A

Joao Guirengane director da Banca de Negocios e Clientes Comerciais do Standard Bank

Joao Guirengane director da Banca de Negocios e Clientes Comerciais do Standard Bank B

Joao Guirengane director da Banca de Negocios e Clientes Comerciais do Standard Bank

Tatiana Pereira co fundadora da IdeiaLab C

Tatiana Pereira co fundadora da IdeiaLab