• pt
standard bank
Importações da China: Empresas moçambicanas passam a pagar na moeda chinesa
02/05/2017
Assinatura de acordo aéreo entre Moçambique e a França
Linhas aéreas regulares vão ser estabelecidas entre França e Moçambique
04/05/2017

AIESEC: Nova geração não se deve contentar em fazer apenas parte da plateia

Mesa que Presidiu youth Speak Forúm e Mesa Redonda dos Estudantes da AIESEC

Perto de 250 jovens de Moçambique e da Guiné-Bissau participaram, na terça-feira, 2 de Maio, em Maputo, na primeira edição do Mozambique Youth Speak Forum & Mesa Redonda de Estudantes.

O evento, organizado pela Associação Internacional de Estudantes em Ciências Económicas e Empresariais-AIESEC Moçambique, em parceria com a Comunidade Académica para o Desenvolvimento da Educação-CADE, tinha por objectivo debater e produzir ideias relacionadas com a educação em Moçambique.

Intervindo na abertura do fórum, a presidente da AIESEC Moçambique, Edwina Ferro, referiu que “o objectivo primordial deste evento é de demonstrar que esta geração de jovens quer fazer parte do progresso do nosso País em várias esferas”.

Segundo Edwina Ferro, a nova geração de jovens moçambicanos não se contenta em fazer somente parte da plateia, quer, portanto, ter a oportunidade de ser protagonista do presente e do futuro, através da participação activa na tomada de decisões.

“É exactamente nestes preceitos que surge esta iniciativa conjunta entre a AIESEC Moçambique e a CADE, de colocar os jovens como parte, não somente do debate, mas também da implementação de acções que possam fazer e trazer um contributo para a melhoria da educação em Moçambique”, destacou Edwina Ferro.

Falando também na abertura do fórum, a secretária permanente do Ministério da Juventude e Desportos (MJD), Ivete Alane, garantiu, por sua vez, que este evento enquadra-se na agenda do Governo, plasmada na política da juventude.

De acordo com Ivete Alane, “o objectivo da política da juventude é de estabelecer mecanismos apropriados que facilitem a participação efectiva e integrada dos jovens, nos programas de desenvolvimento do País”.

Ainda na sua intervenção, a secretária permanente do MJD instou os jovens moçambicanos a dominarem cada vez mais a ciência e a tecnologia, encorajando os presentes a demonstrarem as suas potencialidades durante o fórum.

“Promovam ideias que contribuam para a criação de novos postos de trabalho, através do desenvolvimento de iniciativas empreendedoras”, disse, acrescentando que, ”estamos convictos de que no Mozambique Youth Speak Forum & Mesa Redonda de Estudantes vocês encontrarão espaço para deixar as vossas ilações e contributos sobre questões candentes da nossa sociedade”.

Mesa que Presidiu youth Speak Forúm e Mesa Redonda dos Estudantes da AIESEC

Mesa que Presidiu youth Speak Forúm e Mesa Redonda dos Estudantes da AIESEC

 

Edwina Ferro Presidente da AIESEC

Edwina Ferro Presidente da AIESEC

 

Ivete Alane Secretária Permanente do MJD

Ivete Alane Secretária Permanente do MJD

 

Participantes no youth Speak Forúm e Mesa Redonda dos Estudantes da AIESEC

Participantes no youth Speak Fórum e Mesa Redonda dos Estudantes da AIESEC