• pt
Partida
Corrida Azul do Standard Bank movimenta mais de 3.000 participantes
05/09/2022
Fausio Mussa economista chefe do Standard Bank 1
Standard Bank prevê uma ligeira redução da inflação até final do ano
06/09/2022

APIEX e Gapi-SI juntam-se para promover investimentos em PMEs

APIEX e Gapi SI

APIEX e Gapi SI

A Gapi e a APIEX comprometeram-se a realizar em conjunto um programa de promoção de investimentos e fortalecimento do empresariado nacional.
Num memorando de entendimento, recentemente assinado, decidiram iniciar a mobilização e disponibilização de recursos focados em actividades de fomento e expansão do empresariado nacional.
Assinado pelo presidente da Comissão Executiva, Adolfo Adriano Muholove e pelo director geral, Gil da Conceição Bires, respectivamente, este memorando parte do pressuposto de que a promoção do sector empresarial nacional e de estrangeiros com negócios em Moçambique requer investimentos em meios materiais, financeiros e humanos que resultem na criação e fortalecimento de Pequenas e Médias Empresas.
Algumas acções já foram definidas como urgentes, nomeadamente, (i) a identificação de sectores prioritários para promoção de investimentos com impacto na exportação de produtos; (ii) a concepção de programas e projectos que promovam investimentos para a ampliação e modernização da capacidade operacional do empresariado nacional; (iii) a elaboração de programas de formação do empresariado nacional; e (iv) a promoção de cadeias de valor que facilitem a inserção nos mercados por parte de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
Falando no acto da assinatura do memorando de entendimento, Adolfo Muholove, PCE da Gapi, considera que “este instrumento estabelece uma plataforma de colaboração em iniciativas orientadas à mobilização e disponibilização de recursos financeiros que constituam soluções para o fomento e expansão do empresariado nacional”.
Dados recentes do Instituto Nacional de Estatística evidenciam que mais de 95% da actividade empresarial é realizada por MPMEs e que cerca de 40% do PIB advém da actividade do sector informal aonde a Gapi tem desenvolvido programas de empoderamento de empresários e formalização de negócios.
As partes reconheceram a importância destes segmentos para se promover a inclusão e conetividade da economia nacional, realçando, porém, que, para tal, há carência de suporte técnico e financeiro para o seu desenvolvimento e expansão.
Nesta cooperação APIEX-Gapi juntam-se sinergias de uma instituição governamental que “promove e facilita investimentos e exportação com foco nas empresas nacionais e estrangeiras” e de uma instituição financeira de desenvolvimento que “fomenta a inclusão económica, social e financeira em Moçambique, promovendo a inovação, o empreendedorismo e investimentos geradores de emprego”, para o alcance do objectivo que norteia o presente memorando.
APIEX e Gapi SI

APIEX e Gapi SI

APIEX e Gapi SI 1 2

APIEX e Gapi SI 1 2