• pt
Entrega do troféu ao tenista australiano Marc Polmans vencedor do 1º e 2º Future do Standard Bank Open pelo Administrador Delegado do Standard Bank
Final 2º Future Standard Bank Open: Tenista australiano faz a dobradinha
19/06/2016
Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicaçoes 03
Troço de 317 km entre Beira e Machipanda: CFM necessitam de 400 milhões para operacionalizar linha férrea
21/06/2016

Como ultrapassar a actual situação negativa em que vive o País?: Universidade Politécnica vai procurar soluções

Jornadas Académicas Universidade Politécnica

No âmbito das Jornadas Académicas, a Universidade Politécnica vai organizar, no próximo dia 6 de Julho de 2016, uma mesa redonda sob o lema “Como Restaurar o Optimismo e a Esperança na Sociedade Moçambicana”, dirigida a toda comunidade académica, intelectuais, políticos, empresários e sociedade civil em geral.

O evento que terá como oradores: Prof. Doutor Carlos Lopes – Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África e Dr. Magide Ossman- Economista, Empresário, Antigo Ministro das Finanças e Antigo Quadro do UNDP / PNUD. O Moderador será o Prof. Doutor Lourenço do Rosário – Reitor da Universidade Politécnica, Presidente da FUNDE e Presidente do MARP.

O debate tem como objectivo principal promover a discussão de ideias e estratégias sobre como ultrapassar o actual discurso negativo e construir um discurso de esperança e de reconstrução em Moçambique e surge na sequência das actuais dificuldades que o processo de desenvolvimento e crescimento económico e social de Moçambique enfrenta.

A crise económica e financeira que afecta o nosso País, agravada pela instabilidade político-militar e pelas revelações sobre a situação da dívida de Moçambique, bem como todo o discurso produzido nos últimos tempos à volta deste cenário, tem sido de natureza pessimista e até catastrófica.

Ao analisar este cenário, verifica-se que o ciclo da lamentação e revolta, que até o momento têm sido a atitude comum, precisa de ser ultrapassado e que é necessário mobilizar as forças da sociedade que possam contribuir para uma atitude mais positiva e construtiva.

Nesta perspectiva, as universidades têm um papel a desempenhar neste processo e que devem assumir o seu lugar de pioneira nos processos de construção do discurso. É nossa visão que as universidades devem posicionar-se na busca de soluções e de não permanência nos problemas.

O evento tem lugar no Anfiteatro da Universidade Politécnica, às 17.00h. A participação é gratuita.

 

Jornadas Académicas Universidade Politécnica