• pt
Odebrecht
Odebrecht entrega mais de 400 carteiras a escolas na Zambézia
25/08/2016
Na 52ª edição da FACIM: Standard Bank vai privilegiar M-Pesa
29/08/2016

Comunidade Global Shapers estimula empreendedores moçambicanos

Comunidade Global Shapers iniciativa do Fórum Económico Mundial

A Comunidade Global Shapers, iniciativa do Fórum Económico Mundial, vai realizar na próxima quarta-feira, 31 de Agosto, em Maputo, uma conferência subordinada ao tema “Como criar soluções para entrar na cadeia de valor das organizações multinacionais, no País”.
O evento, que contará com a participação do vice-ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, da activista social e política, Graça Machel, entre estudantes, empresários e académicos, servirá para o lançamento do projecto “A Ponte”.

Este programa oferecerá aos empreendedores mais promissores do País, que participaram de uma rigorosa pré-selecção que decorreu no mês de Agosto do corrente ano, um programa de desenvolvimento de negócios através de uma parceira com empresas nacionais como Cloud, IdeaLab e Associação de Business Angels.

Como vencedores do projecto “A Ponte” foram apurados os seguintes jovens empreendedores: Frederico da Silva, Wilton Chimondzo, Cláudio Ferrão, Sázia Sousa, Diogo Lucas, Marlene de Sousa, Flávia Busatto, Zito do Ossumane, Guidione Machava, Lineu Candieiro e Sides Chissaque.

A conferência agendada para o dia 31 de Agosto no auditório do ISCTEM, consistirá em debates e simulações de desafios no âmbito empresarial, com vista a estimular os estudantes universitários e formados a criarem soluções práticas, bem como a considerarem o empreendedorismo como uma opção de carreira profissional.

Pretende-se igualmente com este projecto, aumentar as oportunidades de emprego para jovens moçambicanos, promover o crescimento e o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas locais, através do estabelecimento de parcerias estratégicas, assim como promover a inovação e contribuir para a criação de novos postos de trabalho.

O projecto “A Ponte” é uma iniciativa a nível nacional liderada pelos Global Shapers de Maputo em parceria com DEV Mozambique e internacionalmente implementada pela Fundação Building Bridges com o Projecto Road to Nairobi, com vista a identificar talentosos jovens empresários e expô-los às oportunidades de negócio.

Importa realçar que os referidos vencedores do projecto, irão participar no programa de mentoria da Comunidade Global Shapers, incluir o perfil das suas empresas no livro que será publicado pela Fundação Building Bridges, intitulado “Jovens Empresários Africanos”, para além de participar na reunião de alto nível da Parceria Global para a Cooperação e Desenvolvimento Eficaz, a realizar-se em Nairobi, Quénia, com mais de 250 executivos e agências das Nações Unidas.

 

 

Comunidade Global Shapers iniciativa do Fórum Económico Mundial