• pt
Eustace Maboreke Director do AFRALTI
Em Maputo: AFRALTI debate futuro das telecomunicações e TIC’s em África
17/08/2017
IMG 2574
Cartão vermelho contra o trabalho infantil
18/08/2017

Global Shapers: Jovens moçambicanos chamados a debater Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Eliana Nzualo Gestora do Projecto

Foi lançada recentemente, na cidade de Maputo, o Fórum Sustentável de Moçambique, uma iniciativa da Comunidade Global Shapers de Maputo, que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas-ONU.

Agendando para 20 de Setembro próximo, o Fórum Sustentável de Moçambique juntará, na mesma sala, a juventude, académicos, entidades públicas e privadas, tomadores de decisão e a sociedade civil, para o debate sobre os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS em Moçambique, determinados pelas Nações Unidas e implementados a partir de 1 de Janeiro de 2016, que visam transformar o nosso mundo até ao ano 2030.

Com esta iniciativa, conforme referiu Eliana Nzualo, gestora do projecto, é objectivo da Comunidade Global Shapers de Maputo incluir os jovens moçambicanos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

“Queremos incluir os jovens nos debates sobre os ODS, fazendo com que eles sejam mais participativos e que criem sinergias com as Organizações Não-Governamentais-ONGs, Governo, iniciativas privadas e toda a Sociedade Civil”, reiterou Eliana Nzualo, assumindo que só com o envolvimento da juventude é que o País poderá alcançar os 17 ODS definidos pela ONU.

Também presente no evento, o oficial de mobilização social das Nações Unidas em Moçambique, Ney Cardoso, explicou, por sua vez, que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável visa transformar o mundo num lugar melhor para as pessoas viverem até 2030.

“É neste âmbito que as Nações Unidas apoiam o Governo e a Sociedade Civil de Moçambique e do mundo para que estes objectivos sejam uma realidade”, manifestou.

O oficial de mobilização social das Nações Unidas em Moçambique apelou, igualmente, à juventude a participar em massa no Fórum Sustentável de Moçambique a realizar-se no próximo dia 20 de Setembro, considerando que “são os jovens de hoje que vão implementar esta agenda, visto que daqui a 13 anos serão os líderes da nação e a força motriz do desenvolvimento”.

Importa referir que a Comunidade Global Shapers é uma iniciativa do Fórum Económico Mundial, composta por uma rede internacional de 459 comunidades em várias cidades ao redor do mundo, incluindo em Moçambique. Tem o papel de, ao criar e desenvolver projectos de impacto na sociedade, trabalhar em prol dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Eliana Nzualo Gestora do Projecto

Eliana Nzualo Gestora do Projecto

 

Ney Cardoso Oficial de Mobilização Social das Nações Unidas em Moçambique

Ney Cardoso Oficial de Mobilização Social das Nações Unidas em Moçambique