• pt
Odebrecht
Construção da Odebrecht permite suprir 50% da energia em Angola
07/11/2017
aiesec
AIESEC desenha estratégias e organiza estágios internacionais
07/11/2017

Jardim Tunduru já dispõe de sinal gratuito de internet

Inauguração Serviços Grátis de Internet no Jardim Tunduro

O Jardim Municipal Tunduru, na cidade de Maputo, dispõe desde esta segunda-feira, 6 de Novembro, de sinal gratuito de internet, um serviço instalado pelo Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique – INCM, em colaboração com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

Com esta iniciativa, inaugurada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, as duas instituições pretendem garantir o livre acesso aos serviços de internet ao público, contribuindo para a transformação do Jardim Municipal Tunduru num dos pontos mais atractivos da cidade de Maputo, sobretudo para a camada estudantil.

Aliás, para Carlos Mesquita, que discursava na cerimónia de inauguração do serviço, esta iniciativa irá contribuir para a massificação do acesso às tecnologias de informação e comunicação no seio dos munícipes da capital do País e não só.

“Esta é uma acção de imensurável repercussão, na medida em que os utentes deste espaço passam a contar com uma importante ferramenta para se conectarem ao mundo, na busca de conhecimento científico, de informação, de lazer, entre outras aplicações de utilidade social, económica e cultural”, referiu.

Ainda na sua intervenção, Carlos Mesquita assegurou que “o Governo moçambicano considera o acesso, sem restrições, aos serviços de tecnologia de informação e comunicação como a materialização de um direito fundamental dos cidadãos”.

Numa outra abordagem, o governante exortou ao INCM, parceiros e ao empresariado nacional a expandirem este tipo de iniciativa para mais pontos do País, por constituir um passo significativo para a redução do fosso digital e das desigualdades sociais.

“Só alcançaremos os benefícios da internet se todos os moçambicanos tiverem igual acesso ao do Jardim Municipal Tunduru”, reiterou o ministro dos Transportes e Comunicações.

Por sua vez, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, referiu que a instalação do sinal gratuito de internet, no Jardim Municipal Tunduru, é resultante de uma forte parceria entre a edilidade e o INCM, “com o propósito de popularizar o uso das tecnologias de informação e comunicação”.

O edil da capital do País instou ao uso responsável e racional do sinal, visto que a internet pode ser explorada para diversos fins.
“Com a oferta deste serviço, queremos alcançar resultados positivos. Confiamos nos moçambicanos, que são pessoas do bem e que usarão esta internet para o benefício próprio e da nossa sociedade”, enfatizou, acrescentando que o município e o INCM têm agora o desafio de expandir esta iniciativa para mais locais públicos da cidade de Maputo, por forma a que os munícipes tenham mais opções.

Importa referir que a instalação de internet gratuita no Jardim Municipal Tunduru insere-se no programa das celebrações do 25º aniversário do INCM, que decorrem este ano sob o lema “Por uma comunicação segura”, com o qual pretende-se dar enfâse aos aspectos relacionados com a segurança cibernética.

 

Inauguração Serviços Grátis de Internet no Jardim Tunduro

Inauguração Serviços Grátis de Internet no Jardim Tunduro

 

Painel que presidiu a cerimónia de inauguração de serviços grátis de internet

Painel que presidiu a cerimónia de inauguração de serviços grátis de internet

 

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações

 

David Simango presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo

David Simango presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo

 

Foto de família

Foto de família