• pt
Plano geral
Recém-formados pelas instituições de ensino médio e superior: Standard Bank capacita 300 jovens para o mercado de trabalho
15/07/2022
Conselho Coordenador
Obras Públicas: Vai ser possível gerir e monitorar projectos em tempo real
21/07/2022

Mais de 3.500 habitantes de Salamanga com acesso a água potável

Presidium

Presidium

Pouco mais de 3.500 habitantes do posto administrativo de Salamanga, no distrito de Matutuíne, província de Maputo, passam a beneficiar de água potável, fornecida por um sistema de abastecimento, inaugurado, quarta-feira, 13 de Julho, pela vice-ministra das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota.
Trata-se de um sistema, orçado em 36 milhões de meticais, financiados, em forma de donativo, pelo Governo do Reino Unido, através do Foreign Commonwealth & Development Office (FCDO), com uma capacidade instalada para fornecer o precioso líquido a 15 mil habitantes, numa rede de abastecimento de água de 5 quilómetros.
Na ocasião, a vice-ministra, Cecília Chamutota, disse que com a inauguração a taxa de cobertura em Salamanga passa de 41% para 91%, o que contribui para que o Distrito de Matutuine passe de 79.4% para 81.2% nas zonas rurais, beneficiando a cerca de 35.456 pessoas.
“Hoje procedemos à inauguração do Sistema de Abastecimento de Água de Salamanga que agora, no arranque, beneficia cerca de 3.578 pessoas, mas com uma capacidade instalada para beneficiar cerca de 14.400 pessoas num horizonte de 20 anos”, referiu a governante.
Por sua vez, a Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, NneNne Iwuji-Eme, disse que a inauguração do empreendimento, em Salamanga, enquadra-se no âmbito do apoio que o Reino Unido providencia ao Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural do Governo de Moçambique (PRONASAR).
“Com este apoio, pretendemos contribuir para a transformação da provisão dos serviços de água e saneamento, permitindo uma maior resposta à demanda das comunidades mais necessitadas nas zonas rurais de Moçambique e, principalmente, a comunidades afectadas pelas mudanças climáticas”, concluiu a Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique.
Importa realçar que  o Reino Unido financia a construção de cerca de 140 sistemas de água, incluindo 15 sistemas na província de Maputo, do qual faz parte o sistema de Salamanga, no distrito de Matutuine.
Cecilia Chamutota vice ministra das Obras Publicas Habitacao e Recursos Hidricos

Cecilia Chamutota vice ministra das Obras Publicas Habitacao e Recursos Hidricos

Acto de corte de fita do Centro Distribuidor de Salamanga

Acto de corte de fita do Centro Distribuidor de Salamanga

Momento de inauguracao do sistema de abastecimento

Momento de inauguracao do sistema de abastecimento

Participantes do evento

Participantes do evento

Presidium

Presidium

Visita a ETA Salamanga

Visita a ETA Salamanga