• pt
Autocarros avariados da EMTPM
Já têm baterias e pneus novos: 19 autocarros recondicionados voltam à estrada
06/05/2017
Rogério Samo Gudo Presidente do Conselho de Administração da MCNet 01
Aos melhores estudantes da UEM: MCNet vai premiar e atribuir bolsas de estudo
09/05/2017

Maxixe: Cidadãos beneficiados com 2.500 BI’s, 900 registos de nascimento e 1.000 NUIT’s

Brigada da Autoridade Tributária a emitir NUITs

A cidade da Maxixe, na província de Inhambane, acolheu, recentemente, a Campanha Cidadania, uma iniciativa do Standard Bank que visa a emissão gratuita de documentos.

Durante este período foram emitidos cerca de 2500 bilhetes de identidade, efectuados 900 registos de nascimento e processados 1000 NUIT’s (Número Único de Identificação Tributária).

A realização da campanha em Maxixe enquadra-se nas acções que o Standard Bank levou a cabo naquela cidade, como forma de ajudar as populações a reerguer-se dos efeitos do ciclone Dineo, que assolou a província de Inhambane no dia 15 de Fevereiro, tendo semeado luto nalgumas famílias, para além de causar danos materiais em muitas infra-estruturas, entre públicas e privadas.

Segundo o gerente do balcão do Standard Bank naquela urbe, Jair Ismael, a campanha de emissão gratuita de bilhetes de identidade, cédulas pessoais e NUIT’s tem em vista garantir que os cidadãos tenham os documentos essenciais para o pleno gozo dos seus direitos e cumprimento dos seus deveres.

“A adesão dos cidadãos superou as nossas expectativas e, para nós, isso tem um grande significado. A campanha Cidadania está a melhorar a vida das pessoas, não só da cidade da Maxixe, mas de todos os pontos do País onde ela (a campanha) já escalou”, considerou Jair Ismael.

Já o chefe dos Serviços Distritais de Identificação Civil da Maxixe, Alexandre Benzane, fez uma avaliação positiva da campanha, que, na sua opinião, ajudou a instituição que representa a aproximar-se dos cidadãos.

“A adesão, que foi massiva, fez-nos perceber que há muitos cidadãos que pretendem tratar documentos mas não o fazem por diversas razões, dentre as quais a falta de dinheiro, e o Standard Bank deu-lhes a oportunidade para tal”, afirmou Alexandre Benzane, que fez saber que os Serviços Distritais de Identificação Civil da Maxixe têm atendido entre 80 e 100 pessoas por dia.

Por seu turno, Simão Rafael, presidente do Conselho Municipal da Cidade da Maxixe, louvou a iniciativa do Standard Bank, que deu aos munícipes a oportunidade de tratar, de forma gratuita, estes documentos importantes, sendo de destacar o facto de muitos o terem feito pela primeira vez.

“Esta campanha acontece depois de a cidade (da Maxixe) ter sido assolada por duas catástrofes, nomeadamente as enxurradas e o ciclone Dineo, que destruíram diversas infra-estruturas e acreditamos que muitos munícipes perderam os seus documentos, daí a importância da campanha. É uma oportunidade para eles recuperarem o BI, NUIT’s e os pais efectuarem o registo dos seus filhos”, referiu o edil da Maxixe.

 

Brigada da Autoridade Tributária a emitir NUITs

Brigada da Autoridade Tributária a emitir NUITs

 

Jair Ismael gerente do balcão do Standard Bank na Maxixe

Jair Ismael gerente do balcão do Standard Bank na Maxixe

 

Alexandre Benzane chefe dos Serviços Distritais de Identificação Civil da Maxixe

Alexandre Benzane chefe dos Serviços Distritais de Identificação Civil da Maxixe

 

Simão Rafael presidente do Município da Maxixe

Simão Rafael presidente do Município da Maxixe

 

 

 

Cidadãos na fila

Cidadãos na fila