• pt
Mesa que presidiu a conferência de Imprensa do Concerto com a banda Joyous Celebration
Concerto de música gospel em Maputo com a presença de Joyous Celebration
07/02/2017
Descerramento da placa comemorativa
Com a conclusão da dragagem do canal de acesso: Porto de Maputo mais competitivo
11/02/2017

Museu das Comunicações de Moçambique para breve

Assinatura do Memorando de Entendimento para a implantação do Museu das Comunicações de Moçambique

Foi assinado na quarta-feira, 8 de Fevereiro, um memorando de entendimento visando a implantação do primeiro Museu das Comunicações de Moçambique, uma iniciativa que vai contribuir para a preservação e disseminação do percurso das comunicações no País e no mundo.
Trata-se de uma instituição que deverá reunir peças com o registo de todas as épocas e recursos usados desde os primórdios até à era moderna das comunicações, abrangendo as áreas postal, das telecomunicações, das tecnologias de informação e comunicação, da radiodifusão e da televisão.

A principal missão do Museu das Comunicações de Moçambique será a de conservar, registar, pesquisar e divulgar o património histórico, cultural, científico e tecnológico das comunicações, suprindo uma lacuna no âmbito do conhecimento da história e da evolução deste sector no País.

O memorando de entendimento foi assinado pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), na qualidade de autoridade reguladora das comunicações, Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), Correios de Moçambique (CdM), Telecomunicações de Moçambique (TDM), Rádio Moçambique (RM), Televisão de Moçambique (TVM) e Sociedade do Notícias (SN).
Na ocasião, o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, disse esperar que o museu dissemine o papel e a importância das comunicações no País e no mundo, projectando uma visão do passado, presente e do futuro.

“O museu deve trazer à tona a evolução histórica e as novas tecnologias do sector das comunicações, bem como o seu contributo para o desenvolvimento socioeconómico do País”, disse o ministro dos Transportes e Comunicações.

Num outro desenvolvimento, Carlos Mesquita apontou como um dos objectivos deste museu a dinamização das exposições e a conservação do património nacional através de programas culturais e recreativos.

É que só assim é que “irá contribuir para a educação da juventude, com maior ênfase para a dimensão científica e tecnológica da área das comunicações”, segundo realçou o ministro dos Transportes e Comunicações, para quem o Museu das Comunicações de Moçambique deve servir como um dos centros de formação de cidadania, a par do Museu de História Natural, Museu de Geologia, Museu Nacional de Etnologia, Museu da Revolução, entre outros.

 

Assinatura do Memorando de Entendimento para a implantação do Museu das Comunicações de Moçambique

Assinatura do Memorando de Entendimento para a implantação do Museu das Comunicações de Moçambique

 

 

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

 

Foto de família

Foto de família