
Metrobus arranca em pleno no próximo mês de Janeiro
21/12/2017
Comissão Consultiva do Trabalho: Missão cumprida
22/12/2017Oferta de consumíveis cirúrgicos ao HCM: Cornelder possibilita aumento de operações ao coração aberto

A Unidade de Cirurgia Cardiovascular e Torácica do Hospital Central de Maputo (HCM) recebeu, na quinta-feira, 21 de Dezembro, diversos consumíveis essenciais para a realização de cirurgias de coração aberto, oferecidos pela Cornelder de Moçambique (CdM), concessionária dos terminais de contentores e de carga geral do Porto da Beira, no âmbito das suas acções de responsabilidade social corporativa.
Trata-se de componentes da máquina de circulação extracorpórea, usada durante as operações de coração aberto a adultos e crianças, dada a necessidade de interromper o funcionamento deste órgão para a realização da intervenção cirúrgica.
Estes consumíveis, sem os quais a máquina de circulação extracorpórea não funciona, correspondem, de acordo com Adriano Tivane, director dos Serviços de Cirurgia Cardiovascular e Torácica do HCM, à parte mais cara de uma cirurgia de coração aberto, pois equivale a cerca de oitenta por cento dos custos de todo o processo.
“A realização deste tipo de cirurgias requer bastantes recursos e é responsabilidade dos Serviços de Cirurgia Cardiovascular e Torácica garantir que os cidadãos sem posses sejam operados. Isso tem sido possível com o apoio de parceiros, como é o caso da Cornelder de Moçambique”, disse Adriano Tivane.
“Estes consumíveis vêm responder às nossas necessidades pois, para além de serem caros, não são reutilizáveis. É um salto qualitativo que damos e que vai permitir aos Serviços de Cirurgia Cardiovascular e Torácica aumentar a sua capacidade a partir de 2018”, acrescentou.
Os Serviços de Cirurgia Cardiovascular e Torácica do HCM, segundo dados facultados pelo respectivo director, realizam, em média, 50 operações de coração aberto por ano, “mas com o material oferecido pela Cornelder de Moçambique poderemos fazer mais. O nosso desejo é atingir entre 65 e 70 pacientes por ano, a partir de 2018”.
Por seu turno, o director executivo adjunto da Cornelder de Moçambique, António Libombo, explicou que a oferta destes consumíveis visa garantir que cidadãos desfavorecidos tenham acesso aos cuidados de saúde, em particular os de cirurgia cardiovascular e torácica.
“A saúde é um activo muito importante e a Cornelder de Moçambique orgulha-se por estar associada a esta causa, desde 2014”, afirmou António Libombo, que garantiu a continuidade do apoio nos próximos anos.
“Os relatórios de cirurgias que temos recebido (dos Serviços de Cirurgia Cardiovascular e Torácica) indicam que o nosso apoio tem sido útil. Os equipamentos têm sido bem aplicados e isso nos encoraja a continuar a prestar este apoio”, acrescentou o director executivo adjunto da Cornelder.
A Cornelder de Moçambique é parceira dos ministérios da Saúde e da Educação e Desenvolvimento Humano, tendo concebido e implementado diversos projectos nas duas áreas em todo o País.

Acto de entrega de consumíveis cirúrgicos

Parte de consumíveis cirúrgicos

Parte de consumíveis cirúrgicos

António Libombo director executivo adjunto da Cornelder de Moçambique

Adriano Tivane director dos Serviços de Cirurgia Cardiovascular e Torácica do Hospital Central de Maputo



