• pt
Mesa que presidiu o 34º Conselho Coordenador do MTC
34º Conselho Coordenador do MTC: Carlos Mesquita exorta empresas do sector a rentabilizar recursos
14/07/2016
Mesa que presidiu o encontro com Embaixador do Brasil e CTA
Investimento atingiu 10 biliões USD: Moçambique é o maior beneficiário da cooperação brasileiro
14/07/2016

SeedStars Maputo: Apuradas as 10 startups

standard bank

Foram já apuradas as 10 startups, que vão participar no SeedStars Maputo, um evento promovido pelo Standard Bank em parceria com a empresa moçambicana UX Information Technologies, a ter lugar, esta sexta-feira, 15 de Julho, em Maputo.

Trata-se das seguintes startups: Compra (mercado online de marcas, produtos e serviços), Kharin (ferramenta de compras inteligente), BlackBOX TV (reprodução de conteúdo através da plataforma digital sem ligação à Internet), MolaPay (plataforma de pagamento através de smartphones), + J (plataforma social que oferece serviços e benefícios exclusivos), Mozik (plataforma de reprodução de música africana), Ola Taxi (aplicativo móvel para localização de táxis), IZYSHOP (supermercado online), Vamobi Net (modernização da gestão de pequenos sistemas de abastecimento e distribuição de água) e Kwine (permite a localização de autocarros).

Na qualidade de principal parceiro da iniciativa, o Standard Bank considera que estas startups são uma amostra significativa do potencial do País no que concerne à capacidade criativa dos jovens e a dinamização da economia através da tecnologia.

O vencedor dentre estas dez startups irá participar, em representação de Moçambique, no SeedStars World, um evento global que terá lugar na Suíça, para competir para um prémio num valor de até 1.5 milhões de dólares norte-americanos.

Pretende-se com a SeedStars World colocar os empreendedores de mercados emergentes no centro das atenções, para identificar as melhores startups e oferecer-lhes oportunidades de crescimento através de disponibilização de mentoria e exposição a investidores de todo o mundo.

Importa realçar que esta iniciativa conta igualmente com o apoio de organizações locais e internacionais, tais como a Embaixada da Suíça, Embaixada dos Estados Unidos, o Centro Cultural Americano, Idealabs e a Embaixada da Holanda.

Adicionalmente, a SeedStars World estabeleceu parcerias para criar o “Prémio de Educação Transformadora”, que premiará a melhor startup da área de educação em todo mundo, com um prémio no valor de 50 mil dólares norte-americanos.

standard bank