• pt
inss
Gestão de desempenho: Técnicos do INSS em Sofala beneficiam de formação
20/06/2017
Inauguração da embarcação Hidrográfica
Inaugurada embarcação que vai conferir maior fiabilidade ao mapeamento e levantamento hidrográficos
22/06/2017

Tertúlias Itinerantes a caminho do terceiro ciclo

Sara Laísse coordenadora do ciclo de palestras Tertúlias Itinerantes

Os coordenadores do segundo ciclo das Tertúlias Itinerantes apreciam positivamente a realização desta iniciativa que traz, a Maputo, reflexões académicas de investigadores de diferentes países de língua portuguesa, sobre as dinâmicas interculturais da sociedade global.
Trata-se de Sara Laisse, investigadora da Universidade Politécnica, Lurdes Macedo, da Universidade Lusófona de Portugal e Eduardo Lichuge, da Universidade Eduardo Mondlane – UEM, que na terça-feira, 20 de Junho, perspectivaram, a realização do terceiro ciclo das Tertúlias Itinerantes para 2018.

O segundo ciclo ainda só discutiu 5 dos 11 sub-temas agendados para este ano, mas Sara Laisse fez um balanço positivo do mesmo, pois, na sua óptica, “temos aprendido de que forma é que pessoas de culturas diferentes podem se conhecer mutuamente e ensinarem-se como estabelecer intercâmbios de convivência intercultural, uma vez que ninguém conhece todas as culturas do mundo. A cultura transcende-nos e é dinâmica”.

Para além disso, a investigadora da Universidade Politécnica referiu que, “sempre que organizamos um programa, temos mais pesquisadores que desejam juntar-se a nós e, por isso, pedimos-lhes que preparem as suas comunicações para que, no próximo ano, possamos ter um terceiro ciclo”.

Sara Laisse aproveitou a ocasião para anunciar a entrada de um novo pesquisador, brasileiro, na equipa de coordenação, composta actualmente por dois investigadores moçambicanos e uma portuguesa que, será integrado na preparação do terceiro ciclo, o que significa que este intercâmbio cultural e de investigação vai crescendo”.

Lurdes Macedo assumiu, por sua vez, a realização do segundo ciclo como uma conquista do primeiro, que teve lugar em 2016. Conforme referiu a coordenadora, “é precisamente por causa do balanço positivo que fizemos do evento anterior, que era experimental, que decidimos organizar esta edição”.

“A pertinência dos temas tratados e a forma como o público aderiu e participou nos debates, fizeram com que nos sentíssemos motivados a organizar este segundo ciclo”, indicou Lurdes Macedo, acrescentando que, em 2017, a iniciativa tem registado muita participação de docentes e intelectuais moçambicanos, portugueses e brasileiros, quer como oradores, quer como assistentes.

 

Eduardo Lichuge destacou, outrossim, a adesão do público nas palestras deste segundo ciclo, assegurando que “as pessoas têm participado bastante e agrada-nos, sobretudo, a forma como elas alimentam e animam os debates”. Em relação ao terceiro ciclo, este pesquisador, assumiu que as expectativas são enormes, tendo adiantado que a lista de oradores já está preenchida, “o que significa que a iniciativa é muito boa, havendo muito interesse em participar na mesma”.

De referir que estes pronunciamentos foram feitos na terça-feira, 20 de Junho, à margem da realização da 5ª palestra do segundo ciclo das Tertúlias Itinerantes, subordinado ao tema “Diálogo entre temas da música ligeira em países da língua portuguesa”, cujo orador foi o docente da Universidade Politécnica Aurélio Ginja.

Nesta sessão, Aurélio Ginja defendeu que a música, com todas as suas potencialidades educativas e como arte, pode contribuir para a educação da sensibilidade, bem como para o desenvolvimento do espírito de cidadania das pessoas.

 

Sara Laísse coordenadora do ciclo de palestras Tertúlias Itinerantes

Sara Laísse coordenadora do ciclo de palestras Tertúlias Itinerantes

 

Eduardo Lichuge coordenador do ciclo de palestras Tertúlias Itinerantes

Eduardo Lichuge coordenador do ciclo de palestras Tertúlias Itinerantes

 

Lurdes Macedo coordenadora do ciclo de palestras Tertúlias Itinerantes

Lurdes Macedo coordenadora do ciclo de palestras Tertúlias Itinerantes

 

Participantes no 5 sub tema das Tertúlias Itinerantes 2017

Participantes no 5 sub tema das Tertúlias Itinerantes 2017