• pt
logo TMCEL
Tmcel e Pedro Mourana promovem campanha de prevenção contra a COVID-19 – “Fica em casa”
08/03/2021
logo LAM
LAM PRESTA SERVIÇOS DE TRANSPORTE À TOTAL
10/03/2021

Tmcel apoia lançamento da Obra literária “Canto do Amor Natural” do político e poeta Marcelino dos Santos

logo TMCEL

logo TMCEL

A obra literária “Canto do Amor Natural”, da autoria do saudoso político e poeta Marcelino dos Santos, será lançada esta sexta-feira, 12 de Março, em Maputo, com o apoio institucional da operadora de telecomunicações Tmcel-Moçambique Telecom, SA.

O lançamento desta obra, sob os auspícios da AEMO – Associação dos Escritores Moçambicanos, vai ocorrer numa cerimónia alusiva à passagem de um ano do desaparecimento físico do político e escritor.

Nascido em Lumbo, a 20 de Março de 1929, Marcelino dos Santos foi um proeminente político e poeta moçambicano fundador da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), na qual chegou a assumir o cargo de vice-presidente.

Após a independência nacional, a 25 de Junho de 1975, Marcelino dos Santos foi ministro da Planificação e Desenvolvimento até 1977, altura em que passou a assumir a presidência da Assembleia Popular.

O apoio da operadora à obra deste nacionalista moçambicano representa o cometimento da empresa para com a sociedade onde está inserida, no caso vertente no apoio à cultura nacional.

Trata-se de uma acção que se enquadra no âmbito das políticas de Responsabilidade Social Corporativa, onde, dentre as suas principais áreas de actuação como a Educação, Saúde, Desporto, Ambiente, tem também a Cultura como um dos seus pilares, pela magnitude e importância que este sector representa na sociedade.

Para aquela operadora patrocinadora, o apoio à Cultura constitui uma alavanca no processo de desenvolvimento sustentável do país, pois uma sociedade só é feita por um povo e um povo só se identifica pela cultura dessa mesma sociedade, através dos seus mais variados símbolos culturais como as artes plásticas, a música, a dança e com grande relevo, a literatura.

Adicionalmente, este acto comprova o comprometimento da Tmcel para com o desenvolvimento da cultura nacional que, dentre outras acções estruturantes, destacam-se a promoção da bienal de artes plásticas, bem como o apoio, realizado nos últimos tempos às obras artísticas e literárias de conceituados artistas moçambicanos, nomeadamente Tomás Vieira Mário, Paulina Chiziane, Ungulani Ba Ka Khosa, Aldino Muianga, PMourana, entre outros.

Importa destacar que a operadora é parceira da AEMO há vários anos e tem dado a sua contribuição para dar voz aos fazedores da literatura moçambicana.

Capa do livro

Capa do livro