• pt
logo TMCEL 2
COMUNICADO DE IMPRENSA: Tmcel propõe liquidar 200 milhões de meticais de dívida à Vodacom em três meses
21/06/2021
Filipe Nyusi Presidente da Republica e Presidente em Exercicio da SADC
Nyusi abre Fórum de Negócios da SADC
23/06/2021

Tmcel e MAEFP lançam plataforma “Fala Cidadão”

Assinatura do memorando de entendimento

Assinatura do memorando de entendimento

Cidadãos passam a dispor de um mecanismo de apresentação de denúncias, queixas, reclamações, sugestões e outras preocupações ligadas à administração pública, com o lançamento, na segunda-feira, 21 de Junho, da plataforma “Fala Cidadão”, implementada pelo Ministério da Administração Estatal e Função Pública, através da Inspecção Geral da Administração Pública (IGAP), em parceria com a empresa Tmcel-Moçambique Telecom.

A plataforma, acessível através do número 800 400 404, vai permitir a remoção de barreiras e burocracias desnecessárias na administração pública, bem como permitir a avaliação do desempenho das instituições, a melhoria da qualidade dos serviços públicos, a prevenção e o combate aos actos ilícitos.

A ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoane, que dirigiu a cerimónia de lançamento, explicou que a entrada em funcionamento da plataforma está inserida na implementação do Plano de Acção da Estratégia da Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública, que destaca como uma das prioridades o fortalecimento dos mecanismos de combate à corrupção e a promoção da cultura de integridade na administração pública.

“Está aqui subjacente o nosso inconformismo perante atitudes de indiferença, letargia, morosidade, lentidão e, por vezes, falta de resposta aos processos submetidos pelo cidadão, alguns dos quais associados a actos de corrupção. É nossa expectativa que, com a plataforma Fala Cidadão, estes e outros comportamentos menos dignos de um servidor público possam ser expostos, corrigidos e erradicados”, disse a governante.

Na ocasião, Ana Comoane referiu que, nos últimos três anos, a média de petições tramitadas na administração pública situa-se acima dos três milhões, com uma capacidade de resposta de 98.4%: “É desejo do Governo alcançar 100% da capacidade de resposta. É um desafio ao nosso alcance, graças ao apoio da Tmcel’’.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Tmcel, Mahomed Rafique Jusob, mostrou-se feliz e honrado por contribuir para a melhoria da comunicação entre os cidadãos e a administração pública.

“É uma honra termos chegado a este momento. A Tmcel está sempre pronta para facilitar essa comunicação. Vamos trabalhar afincadamente para que a ligação seja efectiva”, assegurou Mahomed Rafique Jusob, para quem a plataforma é um instrumento de interesse nacional.

Participantes

Participantes

Foto de familia

Foto de familia

Assinatura do memorando de entendimento

Assinatura do memorando de entendimento

Mahomed Rafique Jusob presidente do Conselho de Administracao da Tmcel 1

Mahomed Rafique Jusob presidente do Conselho de Administracao da Tmcel 1

Ana Comoane ministra da Administracao Estatal e Funcao Publica

Ana Comoane ministra da Administracao Estatal e Funcao Publica