• pt
Acto de assinatura do termo de entrega da debulhadora
Gurué: Mulheres empresárias e Gapi criam agro-indústrias e empregos rurais
21/12/2017
Automotora do Metrobus na estação da Machava
Metrobus arranca em pleno no próximo mês de Janeiro
21/12/2017

Transportes interprovinciais de passageiros: Condições asseguradas na Junta

Visita da Vice ministra à Terminal Interprovincial e Internacional da Junta

Estão criadas as condições para que não falte transporte de passageiros que parte do Terminal Rodoviário Interprovincial e Internacional da Junta. Esta é a constatação da vice – ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Joaquim Rebelo que esta terça-feira, 19 de Dezembro, a partir das 6 horas, trabalhou naquele local, no quadro da monitoria das acções de preparação da quadra festiva do Natal e do fim do ano que se avizinha.

 

A visita permitiu avaliar o grau de cumprimento das recomendações que a Governante deixou, aquando da sua última ida à Junta no passado dia 4 de Dezembro.

De acordo com Manuela Rebelo, a oferta, a nível de veículos, corresponde ao período que antecede às festas do Natal e de fim do ano, caracterizado por um enorme fluxo de passageiros, facto que agradou a governante. “Ainda não estamos com problemas em termos de disponibilidade de autocarros para o transporte de passageiros, que recorrem a este terminal”, assegurou.

Outros avanços que a governante detectou, no local, são referentes ao cumprimento dos horários de partida dos autocarros, bem como o facto de, os operadores, estarem a obedecer escrupulosamente a lotação das viaturas.

“No mínimo, conseguimos reduzir estes dois aspectos, em relação ao que encontramos da última vez que visitámos este terminal”, assumiu.

No entanto e, apesar destas constatações positivas, Manuela Rebelo mostrou-se indignada com os serviços prestados pelos transportadores e os seus gestores, tendo, por isso, pedido que se intensifique a inspecção e o controlo das viaturas de transporte de passageiros.

 

“Alguns veículos precisam de maior controlo e de reparações por parte dos seus proprietários”, referiu, assumindo, por outro lado, que mesmo depois da visita que efectuou, a 4 de Dezembro, algumas das suas recomendações não foram devidamente cumpridas.

 

“Voltamos a constatar que continuam os sérios problemas de registo de passageiros. Alguns viajantes não constam nas listas de registo obrigatório e o mais grave foi constatar que alguns proprietários dos veículos não têm controlo do que se está a passar com os seus próprios autocarros aqui na Junta”, referiu.

 

No tocante às recomendações deixadas, depois de escalar, mais uma vez, o Terminal Rodoviário Interprovincial e Internacional da Junta, Manuela Rebelo avançou que “precisamos continuar com este tipo de trabalhos de fiscalização, exactamente nesta quadra festiva, por forma a garantir que não tenhamos dissabores e que nem os nossos concidadãos fiquem horas a fio à espera que um autocarro arranque, por causa da desorganização dos proprietários”.

 

“Instruímos à polícia para que se engaje, cada vez mais, nos trabalhos de fiscalização e controlo, desde a legalidade dos motoristas até à superlotação dos veículos”, apontou, acrescentando que, “aos responsáveis pelo terminal, orientei para que tirem as pessoas que nada fazem neste recinto e que se faça devidamente o trabalho de registo de passageiros”.

 

Acompanhavam a vice-ministra dos Transportes e Comunicações, a Directora Geral do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres, Ana Paula Simões, quadros do MTC e da Polícia de Transito e do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

 

Visita da Vice ministra à Terminal Interprovincial e Internacional da Junta

Visita da Vice ministra à Terminal Interprovincial e Internacional da Junta

 

Parte dos autocarros

Parte dos autocarros

 

Vice ministra dos Transportes e Comunicações Manuela Rebelo conversa com passageiros

Vice ministra dos Transportes e Comunicações Manuela Rebelo conversa com passageiros

 

Vice ministra dos Transportes e Comunicações Manuela Rebelo conversa com uma das passageiras

Vice ministra dos Transportes e Comunicações Manuela Rebelo conversa com uma das passageiras

 

Manuela RebeloVice ministra dos Transportes e Comunicações

Manuela Rebelo Vice ministra dos Transportes e Comunicações