Graduados após receberem os certificados
Universidade Politécnica XI graduação IMEP
10/10/2015
Acto da assinatura do memorando entre a mcel e o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar
Memorando de entendimento MdE MASA
10/10/2015
Graduados após receberem os certificados
Universidade Politécnica XI graduação IMEP
10/10/2015
Acto da assinatura do memorando entre a mcel e o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar
Memorando de entendimento MdE MASA
10/10/2015
Visita do Primeiro-Ministro à TDM
Carlos Agostinho do Rosário Primeiro Ministro

A empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM) necessita de investir na modernização e expansão da sua rede de telecomunicações cerca de quatrocentos milhões de dólares norte-americanos, nos próximos três a cinco anos, tendo vista melhor posicionar-se no mercado e reforçar os seus níveis de competitividade.
A concretização deste objectivo, anunciado durante a visita que o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, efectuou na sexta-feira, 9 de Outubro, à TDM, está dependente da elaboração de um diagnóstico profundo sobre a situação actual da empresa.
Após esta fase, a empresa deverá elaborar um plano detalhado de investimento a ser apresentado ao Ministério dos Transportes e Comunicações, Ministério da Economia e Finanças e ao Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), para análise e decisão final.
A visita do Primeiro-Ministro à TDM tinha como objectivo avaliar o grau de implementação do programa e dos trabalhos que a empresa está a executar, inseridos no contexto de desenvolvimento dos serviços das telecomunicações em Moçambique e todas as suas interligações com os países do interland para a transmissão de dados.
“As empresas de telefonia fixa foram afectadas pela entrada das de telefonia móvel, que hoje dominam o mercado. Por isso, a visita visa saber o quê e como é que a TDM está a fazer para se adaptar a esta nova realidade”, referiu o Primeiro-Ministro.
Durante a visita, Carlos Agostinho do Rosário inteirou-se acerca do funcionamento de alguns departamentos técnicos e manteve um encontro com o Conselho de Administração, representantes sindicais e quadros seniores da empresa, que apresentaram os desafios, as preocupações e o ponto de situação da empresa.

 

No final do encontro, o Primeiro-Ministro indigitou o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, para fazer o balanço da visita, durante a qual se constatou que a empresa enfrenta enormes desafios.
Segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações, “a empresa tem de gerir bem e rentabilizar os seus recursos para reverter a situação deficitária em que se encontra”.
Por isso, enfatizou Mesquita, “é preciso fazer um diagnóstico profundo da empresa, proceder a uma restruturação à medida do que é necessário, redimensionar a força de trabalho, avançar com o projecto de convergência entre a TDM e a mcel-Moçambique Celular, reduzir os custos operacionais e maximizar os resultados”.
À margem da visita do Primeiro-Ministro foram igualmente referidas mudanças que recentemente foram operadas na gestão de topo da TDM, designadamente a nomeação de Mamudo Ibraimo para a função de Administrador Delegado da TDM, em substituição de Zainadin Dalsuco, que entretanto cessou funções, e Virgílio Ferrão na qualidade de Presidente do Conselho de Administração, gestores que tomaram posse no passado dia 07 de Outubro, em resultado de deliberação dos Accionistas da Sociedade no decurso de uma Assembleia-Geral Extraordinária realizada na referida data.

 

 

Carlos Agostinho do Rosário Primeiro Ministro

Carlos Agostinho do Rosário Primeiro Ministro

 

 

Visita do Primeiro Ministro Carlos Agostinho do Rosário a TDM

Visita do Primeiro Ministro Carlos Agostinho do Rosário a TDM

 

Carlos Alberto Fortes Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

Carlos Alberto Fortes Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

 

Mesa que presidiu o encontro entre a Delegação do Primeiro Ministro Carlos Agostinho do Rosário e a nova direcção da TDM

Mesa que presidiu o encontro entre a Delegação do Primeiro Ministro Carlos Agostinho do Rosário e a nova direcção da TDM