• pt
Octávio Mutemba PCA da Autogás
Seminário Autogás CTA
09/10/2015
Carlos Agostinho do Rosário Primeiro Ministro
Visita do Primeiro-Ministro à TDM
10/10/2015

Universidade Politécnica XI graduação IMEP

Graduados após receberem os certificados

O Instituto Médio Politécnico (IMEP), uma unidade adstrita à Universidade Politécnica, graduou esta sexta-feira, 9 de Setembro, na cidade de Maputo, um total de 45 estudantes dos cursos médios de Construção Civil, Contabilidade, Hotelaria e Turismo, Informática, Gestão e Educação de Infância.
Trata-se da XI graduação desta unidade, criada há cerca de 17 anos na cidade de Quelimane, província da Zambézia, e que depois se expandiu, sequencialmente, para as cidades de Maputo, Nampula, Tete e Nacala.
Nortearam a criação do Instituto Médio Politécnico a necessidade de contribuir para a formação de um capital humano devidamente qualificado e competente para assegurar o desenvolvimento de grandes projectos de capital intensivo, bem como de servir aos demais sectores da economia, incluindo o informal, que absorve maior parte da população activa do País.
De acordo com a Directora-Geral do Instituto Médio Politécnico e Escolas Secundárias da Universidade Politécnica, Maria Natália Folgado, “existe no País uma grande procura dos diversos sectores por trabalhadores nacionais com competências adequadas para desempenhar funções técnicas de administração e gestão porque existem poucos trabalhadores qualificados no emprego formal, sobretudo de nível médio técnico-profissional”.
Por isso, “o nosso desafio é criar condições de aprendizagem que respondam às exigências do mercado de trabalho e da Reforma da Educação Profissional para garantir uma formação de qualidade. Há necessidade de termos um capital humano dotado de habilidades e qualificações necessárias de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do País”, referiu Maria Natália Folgado.
Na ocasião, a Directora-Geral do Instituto Médio Politécnico e Escolas Secundárias da Universidade Politécnica apelou aos graduados no sentido de serem perseverantes no mercado de trabalho, cada vez mais exigente, pois “só assim poderão vencer os desafios e ultrapassar os obstáculos”.
Ainda nesta cerimónia de graduação, o Vice-Reitor da Universidade Politécnica, Armando Jorge Lopes, anunciou que esta instituição de ensino superior passará a ministrar, a partir de 2016, o nível de pós-doutoramento com vista a responder às solicitações que têm sido recebidas.
A par disso, “iremos introduzir novos procedimentos de selecção de docentes e de acompanhamento das suas actividades ao longo do ano lectivo e melhorar a questão dos estágios por parte dos estudantes finalistas”, acrescentou o Vice-Reitor.

 

 

Graduados após receberem os certificados

Graduados após receberem os certificados

 

Momento de entrega do certificado a uma graduada

Momento de entrega do certificado a uma graduada

 

Armando Jorge Lopes Vice Reitor da Universidade Politécnica

Armando Jorge Lopes Vice Reitor da Universidade Politécnica

 

Maria Natália Folgado Directora Geral do Instituto Médio Politécnico e das Escolas Secundárias da Universidade Politécnica7

Maria Natália Folgado Directora Geral do Instituto Médio Politécnico e das Escolas Secundárias da Universidade Politécnica

 

Foto de família dos graduados ao lado do corpo directivo do IMEP e da Universidade Politécnica

Foto de família dos graduados ao lado do corpo directivo do IMEP e da Universidade Politécnica