• pt
Mesa que presidiu a conferência de imprensa do lançamento da Feira Internacional do Turismo
mcel apoia Feira Internacional de Turismo
11/10/2016
Embalagens da raçao da marca FEPR
Lançamento de nova marca de rações: Indústria nacional exporta para países vizinhos
14/10/2016

Zona sul do País: Arrancou Básquete Show

Jogo entre a Escola Secundária Francisco Manyanga e Josina Machel em femininos 2

Arrancou esta quarta-feira, 12 de Outubro, a 10ª edição do torneio inter-escolar Básquete Show a nível da zona Sul do País. A prova, que conta com o alto patrocínio da mcel-Moçambique Celular, é disputada por um total de 13 escolas.

Esta competição tem lugar no Pavilhão do Grupo Desportivo de Maputo e terá a duração de um mês, ou seja, o seu término está previsto para o próximo dia 12 de Novembro.

Intervindo momentos antes do apito inicial da prova, o presidente da Comissão Executiva – PCE da mcel, António Saize, referiu que o Básquete Show é um evento com tendência crescente, sendo que a edição deste ano decorre numa altura em que está consolidada a sua realização nas três regiões do País.

“A cidade de Maputo será mais uma vez e, pela décima vez consecutiva, o palco da última fase deste grandioso evento desportivo escolar”, disse António Saize, sublinhando que este torneio está a ser disputado, simultaneamente, nas cidades da Beira e de Nampula.
Adiante, o representante da mcel manifestou que “esperamos que todos os participantes sejam verdadeiros vencedores, não apenas pela conquista de lugares cimeiros, mas também pela postura, companheirismo e respeito mútuo que sempre caracterizaram o Básquete Show”.

Por sua vez o director Nacional do Desporto, Francisco da Conceição, que declarou aberta a 10ª edição do Básquete Show a nível da zona Sul do País, enalteceu a organização desta prova, assumindo que tal responde à visão do Ministério da Juventude e Desportos (MJD).

“Com a realização deste torneio inter-escolar, a mcel e a Huawei assumem e perseguem um dos principais pilares traçados pelo MJD, o da massificação desportiva, tomando a escola como base na qual nascem e nascerão talentos para o futuro”, explicou.

Francisco da Conceição disse ainda que ao abranger 13 escolas “esta 10ª edição propõe-se, assim, a movimentar um número considerável de estudantes, atletas, treinadores, professores e adeptos, facto que nos faz antever o óptimo alcance de resultados, pois é na quantidade onde buscamos a qualidade”.

Importa realçar que a partida que marcou o arranque deste torneio, a nível da zona Sul do País, colocou frente a frente as escolas secundárias Josina Machel e Francisco Manyanga, em femininos.

O arranque da prova contou ainda com vários momentos culturais, com destaque para a actuação da cantora Júlia Duarte que encantou o público com as suas músicas.

O torneio inter-escolar Básquete Show é considerado como o maior evento desportivo escolar do continente pela FIBA-África.

 

Jogo entre a Escola Secundária Francisco Manyanga e Josina Machel em femininos 2

Jogo entre a Escola Secundária Francisco Manyanga e Josina Machel em femininos

 

Jogo entre a Escola Secundária Francisco Manyanga e Josina Machel em femininos

Jogo entre a Escola Secundária Francisco Manyanga e Josina Machel em femininos

 

Francisco da Conceiçao Director Nacional do Desporto

Francisco da Conceição Director Nacional do Desporto

 

 

António Saize Presidente da Comissao Executiva da mcel

António Saize Presidente da Comissão Executiva da mcel

 

Júlia Duarte na abertura do Basquete Show

Júlia Duarte na abertura do Basquete Show