• pt
Dirigentes da AICEP e a vice ministra da Cultura e Turismo contemplando materiais expostos
25 anos da AICEP: Lançado selo comemorativo
21/11/2015
Mesa que presidiu o encontro das 3 operadoras com a imprensa
mcel, Vodacom e Movitel: Três operadoras apelam subscritores pré-pago ao registo de cartões SIM
24/11/2015

200 novos autocarros vão minimizar actual crise de transporte

Parte dos autocarros projecto Parceria Público Privada

A crise de transporte, que se tem acentuado nos últimos tempos na área metropolitana de Maputo, será minimizada nos próximos dias, com a entrada em circulação de 100 novos autocarros, adquiridos no âmbito de uma parceria público-privada.
Os referidos autocarros, de marca Yutong, já se encontram no Porto de Maputo e fazem parte de um lote de 200, sendo que os restantes chegarão ao País nos meses de Dezembro e Fevereiro próximos.
A aquisição destes meios resulta de uma parceria público-privada, entre o Ministério dos Transportes e Comunicações, por via do Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações, e a Sir Motors, empresa de importação, comercialização e assistência técnica de viaturas.
De acordo com o Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Pedro Augusto Inglês, a alocação e circulação destes autocarros serão conjugadas com o transporte ferroviário e fluvial nas cidades de Maputo e Matola, no âmbito do sistema de transporte intermodal.
“A aquisição destes autocarros vai ajudar a minimizar o problema de transporte. Com a entrada em circulação destes meios, a oferta e a frequência serão maiores, para além de que os cidadãos vão passar a viajar em melhores condições de segurança e comodidade”, disse Pedro Augusto Inglês.
Por seu turno, Amad Camal, Director-Geral da Sir Motors, fez saber que, ainda no âmbito desta parceria público-privada, “foi formado um consórcio com a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), visando a aquisição de 126 carruagens, das quais 30 são unidades de metro de superfície”.
O reforço da capacidade do transporte ferroviário de passageiros, em mais meios, corresponde à aposta do Governo no quadro da implementação da intermodalidade. Em Outubro último, foram postas em circulação 15 carruagens para o sistema ferroviário sul e 14 para o sistema ferroviário centro, correspondente ao primeiro lote de 70 veículos ferroviários, dos quais 62 carruagens, 8 furgões, a serem afectos ao sistema ferroviário centro e sul.
Num outro desenvolvimento, Amad Camal referiu que os autocarros serão vendidos à Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO), que deverá explorar o sistema de transporte nas cidades de Maputo, Matola e nos distritos de Boane, Marracuene e Manhiça.
Importa referir que estes meios circulantes irão incrementar, de forma considerável, a oferta e qualidade dos serviços de transporte de passageiros, disponibilizados actualmente na área metropolitana de Maputo.
Para além do reforço ao sector público e privado, que vai ocorrer com a alocação destes autocarros e outras cerca de 90, adquiridas durante o presente ano e alocadas aos operadores públicos de todas as capitais provinciais, várias outras medidas estão em implementação, nomeadamente a compensação aos transportadores semi-colectivos de passageiros, a partir do montante adicional do custo do gasóleo, o estabelecimento de faixas exclusivas para o transporte público urbano, devendo arrancar em breve, um corredor piloto, na N1, entre várias outras medidas.

 

 

Parte dos autocarros projecto Parceria Público Privada

Parte dos autocarros projecto Parceria Público Privada

 

 

Parte dos autocarros projecto Parceria Público Privada 2

Vista geral dos autocarros projecto Parceria Público Privada

 

Parte interior dos autocarros

Interior dos autocarros

 

Visita do Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações à frota de autocarros projecto Parceria Público Privada2

Visita do Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações à frota de autocarros projecto Parceria Público Privada

Pedro Augusto Inglês Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações

Pedro Augusto Inglês Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações

 

Amad Camal Director Geral da Sir Motors

Amad Camal Director Geral da Sir Motors

 

Visita do Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações à frota de autocarros projecto Parceria Público Privada 1

Visita do Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações à frota de autocarros projecto Parceria Público Privada