• pt
Entrega o termo de posse ao Lourenço do Rosário Reitor da Universidade Politécnica após a tomada de posse
Augusto Jone: Ex-ministro da Educação reforça quadros da Universidade Politécnica
19/05/2015
Cerimónia de abertura da VIIº Feira da CADE
Standard Bank relança programa de estágios profissionais e de desenvolvimento de graduados
25/05/2015

Arrancou quinta edição do Standard Bank Open

Fase do jogo de crianças

Arrancou no último sábado, 23 de Maio, no Clube de Ténis de Maputo, no Jardim Tunduru, a quinta edição do Standard Bank Open, a maior prova de ténis nacional e que tem como objectivo massificar a prática desta modalidade no País e consolidar o nível de profissionalização já alcançado, com a introdução desta prova no calendário da ITF (Federação Internacional de Ténis).
A prova, patrocinada pelo Standard Bank, tem um Prize Money de aproximadamente 1.300.000 meticais (Um Milhão e Trezentos Mil Meticais) e irá decorrer até 14 de Junho.
Devido à introdução no calendário oficial das provas Pro Circuit da ITF, estão inscritos no total 387 atletas nacionais e estrangeiros, provenientes da África do Sul, Brasil, Zimbabué, Zâmbia, Argélia, Botswana, Portugal, Suíça e Argentina, alguns com posições de destaque no ranking da ATP-Associação dos Tenistas Profissionais.
A cerimónia de abertura foi dirigida pela Vice-Ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, que enalteceu o contributo que a prova tem dado à massificação da modalidade e à profissionalização dos seus praticantes.
Por isso, Ana Flávia Azinheira encorajou os organizadores e outros intervenientes a prosseguir nos seus esforços de promover mais a competição, pois, “só, assim, teremos atletas capazes de enfrentar, com dignidade, as provas internacionais”.
A realização da quinta edição desta prova enquadra-se no apoio que o Standard Bank tem prestado ao desporto nacional, em particular ao ténis, no âmbito da sua responsabilidade social.
Para Chuma Nwokocha, Administrador Delegado do Standard Bank, esta edição “marca uma nova era da prova, uma vez que o primeiro grande objectivo, a sua profissionalização, foi alcançado com a sua introdução no calendário da ITF, o que significa que os pontos amealhados pelos atletas contam para a sua participação em qualquer prova a nível mundial”.
Nesta edição, o Standard Bank Open terá duas competições profissionais Futures com a chancela da ITF, que acontecerão sequencialmente e que farão parte do calendário oficial das provas Pro Circuit.
Os Futures decorrerão de 1 a 7 de Junho e de 8 a 14 de Junho e dão pontos que permitem que os atletas participem em qualquer prova internacional de ténis em qualquer parte do mundo.
O período de 23 a 31 de Maio é reservado à inicação, provas de veteranos, colaboradores do Standard Bank e jogos de qualificação para os Futures.
Nesse sentido, Valige Taubo, Presidente da Federação Moçambicana de Ténis, considera que a realização dos Futures pela primeira vez em Moçambique contribuirá significativamente para o desenvolvimento do ténis nacional: “É uma oportunidade para os nossos atletas, em particular os mais jovens, assistirem e aprenderem técnicas e moldes de competição mais evoluídos, que são elementos essenciais para o seu crescimento como desportistas”, explicou.
Refira-se que a quinta edição do Standard Bank Open realiza-se num ano em que Moçambique celebra 40 anos da Independência nacional, que se assinalam no dia 25 de Junho.

 

 

Fase do jogo de crianças

Fase do jogo de crianças

 

 

Fase do jogo dos Veteranos

Fase do jogo dos Veteranos

 

 

Acto da entrega de medalhas de participação

Acto da entrega de medalhas de participação

 

Ana Flávia AZenheira Vice-Ministra da Juventude e Desporto

Ana Flávia AZenheira Vice-Ministra da Juventude e Desporto

 

 

Valige Taubo Presidente da Federação Moçambicana  de  Ténis

Valige Taubo Presidente da Federação Moçambicana  de  Ténis

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

 

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank dando algumas tacadas  com os atletas

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank dando algumas tacadas  com os atletas

 

Foto em família

Foto em família