O antigo ministro da Educação, Augusto Jone, foi esta terça-feira, 19 de Maio, empossado para o cargo de Director da Escola Superior Aberta (ESA), a unidade de ensino à distância da primeira instituição de ensino superior privada do País, a Universidade Politécnica.
A indicação de Augusto Jone visa imprimir maior dinâmica à ESA, criada há cinco anos, e posicioná-la como a maior unidade da Universidade Politécnica e principal instituição de ensino superior à distância no País.
Intervindo após a cerimónia de tomada de posse, Augusto Jone disse encarar a missão de dirigir a Escola Superior Aberta como um “desafio na medida em que no País já existem 15 instituições de ensino à distância”.
Como tal, Augusto Jone refere que pretende dar “mais visibilidade à ESA e ganhar mais espaço no mercado trazendo maior número de estudantes para justificar a existência da escola, sem descurar do factor qualidade”.
“O ensino à distância veio para ficar e os cidadãos acreditam nele. O que temos de fazer é identificar os nossos pontos fortes e as nossas fraquezas para estarmos no mercado. Devemos, acima de tudo, evitar desistências e isso só é possível acarinhando o estudante”, acrescentou.
No mesma ocasião, foram empossados Irene Mendes, para o cargo de Directora da Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias, Carlos Sotomane, para o cargo de Director para os Assuntos Científicos e Pedagógicos da Vice-Reitoria Científico-Pedagógica, Sawida Machado, para o cargo de Assistente de Direcção da Escola Superior Aberta, Maria Teresa Moura, para o cargo de Secretária Geral do Campus, e Sara Laísse, para o cargo de Chefe do Gabinete Técnico-Operacional do Vice-Reitor Científico-Pedagógico.
Segundo o Reitor da Universidade Politécnica, Lourenço do Rosário, estas mudanças têm como objectivo “criar capacidades e competências internas para permitir que o funcionamento da instituição dependa de equipas e não de pessoas”.
“Por isso, primeiro reforçámos a direcção hierárquica da Universidade Politécnica e agora estamos a fazer o mesmo a nível das unidades centrais e das direcções das unidades, o que significa que, faltando um de nós, a instituição não fica parada. A mensagem que pretendemos transmitir é de que não podemos depender de pessoas, mas sim de uma equipa”, explicou o Reitor.
Entrega o termo de posse ao Lourenço do Rosário Reitor da Universidade Politécnica após a tomada de posse
Augusto Jone novo Director da ESA empossado
Augusto Jone novo Director da ESA na tomada de posse
Lourenço do Rosário Reitor da Universidade Politécnica
Foto em família dos empossados