• pt
standard bank
Standard Bank apoia IX Festival da Cultura
22/08/2016
Eduardo Sengo Director Executivo Adjunto da CTA
Chile: 12º maior produtor mundial de alimentos pretende investir em Moçambique
24/08/2016

Bancarização das populações nas zonas rurais: Standard Bank e M-Pesa expandem serviços

standard bank

O Standard Bank e o M-Pesa – o maior serviço financeiro móvel que permite movimentar dinheiro através do celular – celebraram, esta quarta-feira, 24 de Agosto, em Maputo, um memorando de entendimento, visando a transferência de dinheiro entre clientes das duas instituições.

Trata-se do primeiro acordo no quadro da interoperabilidade das instituições bancárias e de telefonia móvel.
O mesmo vai facilitar o pagamento de salários ou transferência de dinheiro em massa entre contas do Standard Bank e M-Pesa, de forma rápida, segura e, em tempo real, a trabalhadores, especialmente, localizados nas zonas rurais, onde não existem instituições bancárias, contribuindo assim para maior inclusão financeira.

A título de exemplo, com a implementação deste acordo, professores e outros funcionários deixarão de se deslocar de um distrito para o outro para levantar os seus salários, visto que poderão receber dinheiro através do M-Pesa e levantar em qualquer agente M-Pesa.
Por outro lado, os trabalhadores sazonais das plantações e outras indústrias agro-pecuárias, que não tenham conta bancária, poderão receber dinheiro nos seus telemóveis com M-Pesa.

O administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, disse, momentos após a assinatura do memorando de entendimento que a iniciativa se enquadra no âmbito da interoperabilidade entre a banca e as instituições de telefonia móvel, desafio apresentado recentemente pelo Banco Central às instituições financeiras e de telefonia móvel.

Trata-se, conforme destacou Chuma Nwokocha, da implementação do compromisso assumido pelo Standard Bank junto do Banco Central, visando contribuir para a expansão dos serviços financeiros e bancarização das populações das zonas rurais, na medida em que, através deste memorando, as pessoas que vivem em zonas sem bancos passarão a ter a possibilidade de receber dinheiro electrónico, enviado a partir dos canais electrónicos do Standard Bank, para os telemóveis, devidamente registados no serviço M-Pesa.

Segundo Gulamo Nabi, director geral da Vodafone M-Pesa, “para acederem a este serviço inovador, os utilizadores apenas têm de se registar gratuitamente em qualquer agente autorizado M-Pesa, apresentando o seu bilhete de identidade e facultando o seu número de telemóvel Vodacom. Após este simples processo ficam com uma conta M-Pesa onde podem depositar dinheiro em qualquer agente autorizado M-Pesa. Com a nova funcionalidade que introduzimos no M-Pesa, os clientes podem agora receber dinheiro ou transferir as suas poupanças para qualquer conta do Standard Bank de forma rápida e fácil”.

Gulamo Nabi sublinhou ainda que “desde o seu lançamento, o M-Pesa tem crescido exponencialmente, em todo o País, por ser simples de utilizar, acessível e disponível a todos, contribuindo em grande escala para a inclusão financeira”.

standard bank