• pt
Entrega de Prémios da Qualidade
Comunicado da CTA sobre Dia Mundial da Qualidade
12/11/2015
standard bank
Standard Bank lança Equity Release”
16/11/2015

Comunicado Standard Bank: 2ª gala de angariação de fundos do MPDC

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Teve lugar, esta quinta-feira, 12 de Novembro, em Maputo, a 2ª gala anual de angariação de fundos promovida pela Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), com vista à reabilitação e ampliação de uma escola para crianças com necessidades educativas especiais, localizada em Maputo.
O projecto social, pertencente à CERCI – Associação de Pais de Crianças com Necessidades Especiais, conseguiu obter da primeira gala 177 mil dólares norte-americanos, montante que tornou possível o arranque das obras, cuja conclusão está prevista para Março de 2016.
Importa realçar que, apesar de o início das obras ter sido marcado por contratempos, devido às condições geotécnicas do terreno, foi possível, ainda na primeira fase do projecto, construir oito salas de aula, uma cozinha, um refeitório, casas-de-banho, numa área total de 500 metros quadrados.
Intervindo, no decurso da gala, o Administrador Delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, referiu que o banco teve o seu primeiro contacto com a CERCI nos anos 2006/7, através da doação de computadores, numa altura em que a associação estava a enfrentar alguns constrangimentos de ordem material, para operacionalizar as suas operações administrativas.
“É na sequência deste nosso envolvimento com a CERCI, que fizemos toda questão de estar aqui, hoje, a testemunhar mais um passo importante que a instituição dá no encaminhamento de crianças com necessidades educativas especiais e, também, limitações financeiras para suprir as necessidades derivadas da sua condição especial”, frisou Chuma Nwokocha.
Por seu turno, o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, disse existir no País perto de 100 mil crianças com necessidades educativas especiais.
“Essas crianças estão em quatro escolas preparadas para receber crianças especiais, sendo duas em Maputo, duas na cidade da Beira, para além de três centros regionais, um no distrito da Macia, província de Gaza, outro em Tete e o último em Nampula, com capacidade de albergar os petizes e dar alguma formação”, realçou o governante.
Gerir escolas para crianças com necessidades educativas especiais, conforme acrescentou o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, requer uma tripla formação e, infelizmente, o Governo ainda não tem capacidade para fazer a gestão dessas escolas no modelo que seria desejado.
“Saber que há uma iniciativa de erguer uma nova escola e que os pais, fundamentalmente, estão envolvidos, nos dá algum alento e nos deixa uma luz no fundo do túnel, sabendo que, no futuro, é possível que essas escolas, ‎ também, possam ser dirigidas pelos próprios pais, o que garante que os meninos tenham uma formação que todos ansiamos”, finalizou Jorge Ferrão.

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

 

Jorge Ferrão Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano

Jorge Ferrão Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano

 

Sonia Mucumbi Sandy Patton e Stella Mendonça durante a actuação na Gala

Sonia Mucumbi Sandy Patton e Stella Mendonça durante a actuação na Gala

 

Participantes na Gala

Participantes na Gala