Acto de Assinatura do Memorando de Entendimento entre Standard Bank e S Live
Primeira Expo Digital de Moçambique: Standard Bank parceiro financeiro do MozTech
10/11/2015
Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank
Comunicado Standard Bank: 2ª gala de angariação de fundos do MPDC
13/11/2015

Comunicado da CTA sobre Dia Mundial da Qualidade

Entrega de Prémios da Qualidade

Assinalou-se nesta quinta-feira, 12 de Novembro, o Dia Mundial da Qualidade, uma efeméride introduzida pelas Nações Unidas em 1990 para promover a importância da contribuição da gestão de qualidade para o desenvolvimento sustentável dentro das organizações e dos países.
Para assinalar a data, o Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), organizou um seminário com o objectivo de debater sobre o desenvolvimento da qualidade em Moçambique.
Intervindo na abertura do evento, Alfredo Dias, Inspector-Geral do Ministério da Indústria e Comércio, referiu-se à necessidade de as empresas procederem à certificação dos seus produtos e serviços para “garantirem a sua sobrevivência no mercado”.
“A certificação de produtos e serviços passa a ser o caminho a seguir para as empresas que pretendem continuar neste mercado, cada vez mais competitivo”, asseverou Alfredo Dias, que considera que a qualidade pode assumir um papel importante na melhoria das condições de vida das populações, através do aumento da produção e produtividade.
Por seu turno, Mubarak Abdul Razak, Presidente do Pelouro da Indústria, Comércio e Serviços Públicos da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), instou as empresa nacionais a produzir e servir cada vez mais com melhor qualidade pois só assim poderão ser mais competitivas.
Para Mubarak Abdul Razak, as empresas devem também cumprir as normas de qualidade pois estas, enquanto ferramentas de partilha de melhores práticas, “contribuem para que as Pequenas e Médias Empresas desenvolvam de forma mais eficaz os seus produtos com vista a corresponder às expectativas do mercado, que é cada vez mais exigente”.
Ao cumprirem com as normas de qualidade, “as empresas ultrapassarão as barreiras comerciais e contribuirão para a sua afirmação e para a conquista de um espaço próprio no mercado internacional”.
Durante o seminário alusivo ao Dia Mundial da Qualidade, que decorreu sob o lema “Sonhos Doces”, foram entregues os certificados de qualidade a três empresas nacionais e os prémios da qualidade Moçambique 2015 nas categorias de Serviço do Ano, Melhor Produto e Melhor Empresa.

Entrega de Prémios da Qualidade

Participantes no Seminário alusivo ao Dia Mundial da Qualidade

Mubarak Abdul Razak Presidente do Pelouro da Indústria Comércio e Serviços Públicos

Alfredo Dias Inspector Geral do Ministério da Indústria e Comércio