• pt
2017 22 A
Pensionistas beneficiam de consultas de oftalmologia em Tete
06/10/2017
Melanie Hawken fundadora da Lionesses of Africa
Mulheres moçambicanas ousam empreender na artes e na cultura
07/10/2017

Da área das TICs: Dez finalistas moçambicanos vão estagiar na multinacional chinesa Hwawei

Estudantes finalistas universitários para estágio na China

Dez finalistas universitários vão efectuar um estágio pré-profissional, na República Popular da China, ao abrigo de um memorando de entendimento, assinado entre o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) e a multinacional chinesa Huawei.

Trata-se de estudantes moçambicanos provenientes das províncias de Cabo Delgado, Sofala e Maputo, com formação na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que se despediram do País, na sexta-feira, 6 de Outubro, com destino à República Popular da China.

No discurso que marcou a despedida do grupo de estudantes, a secretária permanente do MITESS, Maria da Graça Mula, descreveu a ida destes estudantes estagiários à República Popular da China, como resultado das excelentes relações bilaterais existentes entre os dois países.
Destacou ainda que esta acção insere-se na materialização do Regulamento dos Estágios Pré-Profissionais, aprovado pelo Governo moçambicano, “que visa aperfeiçoar as competências do saber fazer e saber estar dos estagiários no ambiente pré-profissional, bem como aumentar o conhecimento prático, facilitar o recrutamento e a integração dos mesmos nas entidades empregadoras”.

“A deslocação dos estudantes universitários à República Popular da China visa disponibilizar oportunidades aos jovens finalistas, para o enriquecimento dos seus conhecimentos e competências adquiridas durante a sua formação”, considerou.

A secretária permanente do MITESS aproveitou a ocasião para dirigir uma mensagem aos estagiários, na qual aconselhou-os a transmitirem a experiência da República Popular da China para outros estudantes moçambicanos.

“Queremos que os jovens tomem com muito apreço esta oportunidade ímpar de estagiar numa das empresas mais prestigiadas da China e líder mundial das TICs, no caso a Huawei”, adiantou, recomendando para que “tirem um aproveitamento máximo desta oportunidade, porque ao regressarem vão poder transmitir essa experiência aos vossos colegas nas universidades onde estiverem e a todos os outros cidadãos ligados à vossa área de formação”.

“Que sejam verdadeiros embaixadores de Moçambique na China, que representem condignamente os estudantes moçambicanos”, exortou Maria da Graça Mula.

Intervindo também no acto, o embaixador da República Popular da China em Moçambique, Su Jian, destacou a cooperação entre os dois países, referindo “que este programa de estágios constitui mais um resultado da cooperação sino-moçambicana, nas áreas de formação profissional e do intercâmbio cultural”.

“Este estágio contribuirá para o aprofundamento do conhecimento dos jovens moçambicanos sobre o nosso País, bem como para o seu acesso à ultima evolução da ciência e da tecnologia das telecomunicações”, assegurou.

Falando em representação dos estudantes, Mohamed Ivaz agradeceu ao Governo moçambicano, através do MITESS, bem como à Huawei, “por terem oferecido esta grande oportunidade, de simultaneamente conhecer um novo país e obter novos conhecimentos. Esperamos que esta parceria seja duradoura”.

Numa outra abordagem, Mohamed Ivaz falou da importância das TICs para o nosso País, referindo que “elas são realmente indispensáveis, na medida em que muitas organizações governamentais e não-governamentais, recorrem a estes meios para a difusão de informação a tempo inteiro”.

Importa referir que o estágio pré-profissional deste grupo de estudantes na multinacional Huawei, na China, terá lugar entre os dias 7 e 21 de Outubro do ano em curso.

 

Estudantes finalistas universitários para estágio na China

Estudantes finalistas universitários para estágio na China

 

Maria da Graça Mula Secretária Permanente do MITESS

Maria da Graça Mula Secretária Permanente do MITESS

 

Su Jian Embaixador da República Popular da China

Su Jian Embaixador da República Popular da China

 

Mohamed Ivaz estudante estagiário

Mohamed Ivaz estudante estagiário