• pt
Mesa que presidiu a oração de sapiência da Ministra do Trabalho Emprego e Segurança Social
Vitória Diogo: “Não podemos estudar para sermos pura e simplesmente futuros eternos empregados”
20/02/2017
Assinatura do termo de entrega do cheque pelo administrador do INSS em Inhambane Eduardo Nhampossa
Efeitos do ciclone Dineo: INSS ajuda a mitigar sofrimento
23/02/2017

Exposição abre ano académico em Quelimane

apolitecnica

É inaugurada esta quarta-feira, em Quelimane, capital da província da Zambézia, a exposição fotográfica “Arte em Movimento”, do artista Kumallemo (Aly Ismael Sumal), por ocasião da abertura do ano académico do Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias (ISHT), uma unidade da Universidade Politécnica naquela cidade.

O evento, a ter lugar no espaço panorâmico daquela instituição de ensino superior e contará com a presença do governador da província da Zambézia, Abdul Razak, e do director provincial de Cultura e Turismo, Amostra Sobrinho.

Para além de celebrar os 55 anos de carreira de Kumallemo, pretende-se, com esta exposição, apadrinhada pelo Instituto Superior de
Humanidades e Tecnologias, incentivar os cidadãos a valorizarem a cultura moçambicana e criar um espaço de interacção entre artistas plásticos e os estudantes.

Kumallemo nasceu a 5 de Setembro de 1943, em Maquival, distrito de Quelimane, e expôs pela pela primeira vez nos Paços do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane em 1962, tendo realizado exposições em Portugal, Espanha, Cuba e Estados Unidos da América.
Entretanto, a inauguração desta exposição será precedida de uma aula magna que terá como tema “Moçambique: Crescimento Económico e Desenvolvimento da Banca”.

O Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias conta este ano com um total de 337 estudantes, assistido por 94 docentes, e oferece 16 cursos em regime presencial, modular e à distância.

 

apolitecnica