• pt
Carla Soto Secretária Permanente do MIC
Autores de propriedade intelectual dotados de conhecimentos jurídicos
28/04/2017
Mesa que presidiu a Conferência Nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho
Em 2016: Moçambique registou perto de 500 acidentes de trabalho
29/04/2017

Fundadora da Lionesses of Africa: “As mulheres moçambicanas são ambiciosas e determinadas”

Melanie Hawken fundadora da Lionesses of Africa

Mais de uma centena de empresárias e empreendedoras moçambicanas participaram, recentemente, na cidade de Maputo, na segunda edição da Lionesses of Africa, um evento que tem como objectivo capacitar mulheres do continente africano através da partilha de informações e aconselhamento útil e relevante sobre o mundo dos negócios e empreendedorismo.

O evento, promovido pelo Standard Bank, em parceria com a Shell e a embaixada do Reino dos Países Baixos, reuniu, no mesmo espaço, mulheres inspiradoras e bem-sucedidas, que partilharam as suas histórias no mundo dos negócios.

Sasha Vieira, responsável pela Incubadora de Negócios do Standard Bank, fez um balanço positivo do evento, tendo em conta o número de participantes, que superou as expectativas, o que significa que as mulheres estão interessadas em interagir, partilhar experiências e colher subsídios que as ajudem a singrar na vida empresarial.

Ao apostar nas mulheres, explicou Sasha Vieira, o Standard Bank pretende “contribuir para o crescimento do continente africano, que é a nossa casa, daí a necessidade de assegurarmos que a mulher tenha as mesmas oportunidades que os homens e ocupe o seu lugar no mundo dos negócios”.

“Apostamos nas mulheres em nome do crescimento inclusivo. Há dados que provam que, quando as mulheres são bem-sucedidas no mundo dos negócios conseguem fazer a diferença no seio das suas famílias, comunidade e na sociedade”, disse a responsável pela Incubadora de Negócios do Standard Bank.

 

No mesmo diapasão, a fundadora da Lionesses of Africa, Melanie Hawken, considera este evento uma plataforma através da qual são partilhadas histórias de sucesso com vista a inspirar as mulheres que pretendem ingressar no mundo dos negócios e, quiçá, ajudá-las a superar as dificuldades que porventura estejam a enfrentar.

“Foi fantástico. Pude perceber que as mulheres moçambicanas são ambiciosas, determinadas e dedicadas. Esses são os elementos necessários para elas vencerem no mundo dos negócios”, referiu Melanie Hawken.

Mais adiante, e falando sobre as vantagens do empreendedorismo, em particular o feminino, a fundadora da Lionesses of Africa explicou que o mesmo “tem a particularidade de promover a diversificação da economia, o que contribui para a criação de mais postos de trabalho, etc”.

Uma das oradoras do evento foi Wacy Zacarias, fundadora da Karingana Wa Karingana, uma empresa moçambicana de design de capulanas, que, depois da sua participação na primeira edição do Lionesses of Africa, em 2016, conseguiu incrementar o seu volume de negócios.

“É importante que as mulheres participem neste tipo de redes de contacto, pois, através delas, conseguimos trocar experiências com os nossos pares, receber conselhos e, acima de tudo, divulgar os nossos produtos e serviços”, considerou Wacy Zacarias, que disse ter sido contactada por pessoas e empresas à procura dos seus serviços, depois de lerem a sua história na página da Lionesses of Africa.
A Lionesses of Africa é uma rede com mais de 300 mil mulheres empresárias de 49 países africanos e de outros continentes, em rápido crescimento.

Melanie Hawken fundadora da Lionesses of Africa

Melanie Hawken fundadora da Lionesses of Africa

 

Wacy Zacarias fundadora Karingana Wa Karingana painelista 1

Wacy Zacarias fundadora Karingana Wa Karingana painelista

 

Sasha Vieira responsável pela incubadora de negócios do Standard Bank

Sasha Vieira responsável pela incubadora de negócios do Standard Bank

 

Participantes

Participantes