• pt
standard bank
2 de Novembro: Maputo acolhe cimeira da Financial Times
26/10/2016
Refrigerantes Frozy estão em conformidade para o consumo.
29/10/2016

Ideias de negócios: Beira acolheu primeiro Startup Weekend

standard bank

Decorreu entre 28 e 30 de Outubro, o primeiro Startup Weekend realizado na cidade da Beira, um evento organizado pela Idealab e pela UX Information Technologies, que contou com o apoio do Standard Bank.

O Startup Weekend Beira é uma experiência que se propõe a desenvolver ideias de negócio de designers, profissionais de marketing, programadores e empreendedores em apenas 54 horas.

Durante os três dias, as actividades consistiram na apresentação de ideias e formação de equipas em torno das iniciativas mais promissoras e de desenvolvimento. Os participantes contaram com o apoio de mentores de diversas áreas e monitoria de um júri constituído para o efeito.

Falando em nome da UX Information Technologies, co-organizadora do evento, Frederico Silva entende que o Startup Weekend “propiciou o fortalecimento do ecossistema moçambicano de startups, sendo uma iniciativa de grande utilidade para o desenvolvimento de negócios”.
Tatiana Pereira, da Idealab, disse por sua vez que “é um orgulho poder conhecer o potencial empreendedor da cidade da Beira, pelo que estamos em contagem decrescente para ver as startups inovadoras que serão criadas em apenas 54 horas”.

Victor Jardim, director da Banca de Particulares e Negócios do Standard Bank, destacou o apoio prestado ao Startup Weekend Beira, explicando que se deve ao facto de o banco estar focado na criação e estabelecimento de um ecossistema de negócios sustentável.

“O Standard Bank promove o surgimento e crescimento de startups através da disponibilização de recursos para as mesmas, facilitando-as o acesso aos mercados globais”, assegurou Victor Jardim, acrescentando que é pretensão do banco firmar-se como um agente activo na dinamização de negócios e, por conseguinte, no alavancamento da economia nacional.

De referir que a primeira edição do Startup Weekend realizada no ano passado na cidade de Maputo, teve como vencedora a equipa Guia, uma startup focada no mapeamento do transporte público.

O Startup Weekend é um evento global promovido em 150 países, tendo já formado mais de 23 mil equipas em todo mundo e que conta igualmente com o apoio institucional do programa Google for Entrepreneurs, embaixada dos Estados Unidos, ISTD, Dokumenta, DSD Challenge e da Internet Solutions.

 

standard bank