• pt
standard bank
Ideias de negócios: Beira acolheu primeiro Startup Weekend
28/10/2016
Victor Jardim Director da Banca de Particulares e Negócios do Standard Bank
Dia Mundial da Poupança: Standard Bank promove palestra a estudantes
01/11/2016

Refrigerantes Frozy estão em conformidade para o consumo.

Alguma imprensa malawiana tem estado a veicular informações relativas à proibição de importação, distribuição, venda e uso de bebidas de marca Frozy no Malawi.

As informações resultam de um comunicado, emitido pelo Gabinete de Padronização do Malawi (GPM), que alega que os refrigerantes da marca moçambicana Frozy não estão conforme os requisitos e princípios aplicáveis naquele país.

Esta instituição diz, inconsistentemente, que os refrigerantes Frozy contém altos níveis de ácido cítrico e benzoato de sódio.

A Yaafico Industrial, Lda – proprietária dos refrigerantes Frozy – vem, por este meio, tranquilizar a todos moçambicanos e afirmar que estas informações não constituem a verdade. Os refrigerantes da Frozy são certificados e recebem análises frequentes do Laboratório Nacional de Higiene de Águas e Alimentos (LNHAA) do Ministério da Saúde. Em todas as análises realizadas – tendo a última sido feita em Agosto último – concluiu-se que os níveis de acidez detectados pelo LNHAA está em conformidade com os padrões exigidos por esta entidade e em toda região da África Austral. Ainda no Ministério da Saúde, os refrigerantes Frozy obtiveram a aprovação do rótulo da Direcção Nacional de Saúde Pública, por reconhecida qualidade e conformidade para o consumo. Conforme atestam os documentos, a Yaafico Industrial, Lda., possui certificado de qualidade do Ministério da Indústria e Comércio e colabora regularmente com o trabalho da Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE).

O grave é que a empresa Yaafico Industrial, Lda nunca foi notificada pelas autoridades malawianas para prestar quaisquer esclarecimentos, o que mostra que o Gabinete de Padronização do Malawi agiu de má-fé, na medida em que também poderia ter notificado as autoridades moçambicanas sobre este assunto, ao abrigo do protocolo comercial da SADC.

A Yaafico Industrial, Lda., esclarece que os refrigerantes Frozy têm estado a ser comercializados no mercado malawiano, por iniciativa de operadores privados que adquirem o produto em Moçambique, para os revender naquele país. Tratou-se de um processo natural do mercado que sequer precisou da intervenção da Yaafico Industrial, Lda.

Os produtos têm uma grande aceitação naquele mercado e, neste sentido, a Yaafico Industrial, Lda., vai recorrer da decisão do Gabinete de Padronização do Malawi, usando todos mecanismos disponíveis para o efeito, como forma de ver reposta a verdade sobre a qualidade dos refrigerantes Frozy.