• pt
Mesa que dirigiu o seminário de auscultação do Ante Projecto da Lei de Conteúdo Local
Garantindo a participação nacional nos grandes empreendimentos: Na forja Lei do Conteúdo Local
20/08/2016
standard bank
Standard Bank apoia IX Festival da Cultura
22/08/2016

IX Reunião de Ministros das Comunicações da CPLP: Aprovada Agenda Digital

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicaçoes

Os ministros que superintendem o sector das Comunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram, sexta-feira, 19 de Agosto, em Maputo, o Regimento Interno da Reunião de Ministros das Comunicações, a Declaração Ministerial de Maputo e a Estratégia para a promoção da Agenda Digital para a CPLP.

A Agenda Digital é um instrumento que vai acelerar o desenvolvimento tecnológico sustentável dos países membros da organização, cuja expectativa é torná-la numa referência no que diz respeito à cobertura e acesso à banda larga, em dez anos, para além do incremento da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade de informação e governação electrónicas.

O ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, considerou que os participantes da IX Reunião dos Ministros das Comunicações da CPLP saíram do encontro bastante revigorados e motivados para a acção.

“Dos debates realizados, ficou evidente que precisamos de aprimorar as nossas estratégias para imprimirmos uma nova dinâmica na nossa actuação, entanto que membros da mesma colectividade que almeja o desenvolvimento sustentável deste sector e dos nossos países”, frisou o governante.

A Declaração Ministerial de Maputo, aprovada no encontro, espelha, conforme destacou Carlos Mesquita, a visão dos ministros das comunicações da CPLP sobre o caminho a seguir para a dinamização da cooperação e a elaboração da Agenda Digital, seguindo as directrizes traçadas no encontro.

Constam ainda da Declaração Ministerial de Maputo, a promoção e consolidação do mercado da CPLP, enquanto marca diferenciada e atractiva, a coordenação e harmonização dos mecanismos de financiamento junto dos potenciais parceiros, o apoio à realização do Fórum das Comunicações da CPLP, entre outros aspectos.

Na sessão de abertura da reunião, o secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy, referiu que a realização da IX Reunião dos Ministros das Comunicações da CPLP é mais do que oportuna, pois constitui um valioso contributo para a concretização das diversas iniciativas que têm sido empreendidas no domínio da organização.

“O encontro vai, igualmente, assinalar o seu alinhamento com o quadro orientador da CPLP para reuniões ministeriais da organização e criar as condições para a definição a médio e longo prazos de uma visão estratégica, que permita aos Estados membros atingirem um patamar de desenvolvimento tecnológico sustentável, projectando a organização, como um exemplo de boas práticas no domínio da sociedade de informação e governação electrónica”, finalizou Murade Murargy.

 

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicaçoes

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

 

Murade Murargy Secretário Executivo da CPLP

Murade Murargy Secretário Executivo da CPLP

 

Participantes na IX Reuniao de Ministros das Comunicaçoes da CPLP

Participantes na IX Reuniao de Ministros das Comunicações da CPLP

 

Momento cultural

Momento cultural

 

Foto em família

Foto em família