Os ministros que superintendem o sector das Comunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram, sexta-feira, 19 de Agosto, em Maputo, o Regimento Interno da Reunião de Ministros das Comunicações, a Declaração Ministerial de Maputo e a Estratégia para a promoção da Agenda Digital para a CPLP.
A Agenda Digital é um instrumento que vai acelerar o desenvolvimento tecnológico sustentável dos países membros da organização, cuja expectativa é torná-la numa referência no que diz respeito à cobertura e acesso à banda larga, em dez anos, para além do incremento da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade de informação e governação electrónicas.
O ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, considerou que os participantes da IX Reunião dos Ministros das Comunicações da CPLP saíram do encontro bastante revigorados e motivados para a acção.
“Dos debates realizados, ficou evidente que precisamos de aprimorar as nossas estratégias para imprimirmos uma nova dinâmica na nossa actuação, entanto que membros da mesma colectividade que almeja o desenvolvimento sustentável deste sector e dos nossos países”, frisou o governante.
A Declaração Ministerial de Maputo, aprovada no encontro, espelha, conforme destacou Carlos Mesquita, a visão dos ministros das comunicações da CPLP sobre o caminho a seguir para a dinamização da cooperação e a elaboração da Agenda Digital, seguindo as directrizes traçadas no encontro.
Constam ainda da Declaração Ministerial de Maputo, a promoção e consolidação do mercado da CPLP, enquanto marca diferenciada e atractiva, a coordenação e harmonização dos mecanismos de financiamento junto dos potenciais parceiros, o apoio à realização do Fórum das Comunicações da CPLP, entre outros aspectos.
Na sessão de abertura da reunião, o secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy, referiu que a realização da IX Reunião dos Ministros das Comunicações da CPLP é mais do que oportuna, pois constitui um valioso contributo para a concretização das diversas iniciativas que têm sido empreendidas no domínio da organização.
“O encontro vai, igualmente, assinalar o seu alinhamento com o quadro orientador da CPLP para reuniões ministeriais da organização e criar as condições para a definição a médio e longo prazos de uma visão estratégica, que permita aos Estados membros atingirem um patamar de desenvolvimento tecnológico sustentável, projectando a organização, como um exemplo de boas práticas no domínio da sociedade de informação e governação electrónica”, finalizou Murade Murargy.
Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações
Murade Murargy Secretário Executivo da CPLP
Participantes na IX Reuniao de Ministros das Comunicações da CPLP
Momento cultural
Foto em família