• pt
Mesa que presidiu a conferência de imprensa de lançamento do Festival Zouk edição 2015
Festival Zouk a postos para se realizar a 24 e 25 de Abril
31/03/2015
Narciso Matos no acto da tomada de posse como Pró-Reitor para o Desenvolvimento Instituicional 1
Universidade Politécnica: Narciso Matos empossado Pró-Reitor
02/04/2015

Missão brasileira de prospecção de negócio: Standard Bank apresenta oportunidades de investimento

Encontro entre empresários brasileiros e moçambicanos promovido pelo Standard Bank 1

A missão brasileira de prospecção de negócios em Moçambique, que se encontra no país desde segunda-feira e já manteve encontros com o Governo e representantes do sector privado, participou, na última terça-feira, em Maputo, numa mesa redonda promovida pelo Standard Bank, para o estabelecimento de parcerias de negócios com empresários moçambicanos, incluindo alguns clientes desta instituição financeira.
No encontro, foram discutidas as várias oportunidades que o País oferece, tendo os brasileiros manifestado grande interesse nos temas ligados a infraestruturas de produção de energia eléctrica e transporte urbano.
Chuma Nwokocha, administrador delegado do Standard Bank, referiu que para além de contribuir nos esforços do Governo de atracção de investimento estrangeiro, a iniciativa visa impulsionar a realização de negócios no País.
“Temos unidades de serviço especializadas para o apoio aos empresários desde a fase de concepção ao financiamento de projectos. A nossa rede de balcões cobre as zonas de maior actividade e viabilidade económica do País, o que nos permite estar próximos dos nossos clientes e facilitar o desenvolvimento de negócios”, disse Chuma Nwokocha.
Num outro desenvolvimento, falando do papel do Standard Bank na ligação do empresariado nacional e estrangeiro, o novo administrador delegado do banco destacou o facto desta instituição pertencer a um Grupo com uma forte presença em África e com escritórios na Europa, Ásia, América do Norte e Latina, incluindo Brasil, que ajudam a facilitar os negócios entre África e o resto do mundo, colocando-a numa posição privilegiada para se manter como um dos bancos mais dinâmicos em Moçambique.

1ª Reunião do Grupo de Trabalho Bilateral Moçambique-Brasil

Ainda no quadro da visita da missão brasileira ao país, realizou-se, também na última terça-feira, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Bilateral Moçambique-Brasil, na qual o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, revelou que actualmente cerca de nove biliões de dólares norte-americanos de investimentos e financiamentos de origem brasileira estão direccionados a Moçambique.
Intervindo na ocasião, o assessor do Conselho de Direcção da CTA-Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Rogério Samo Gudo, referiu que a organização propõe-se a trabalhar na materialização dos objectivos económicos e empresariais que possam ser desenhados nas parcerias entre Moçambique e Brasil e, por conseguinte, catapultar as nossas economias, para níveis cimeiros, produzindo riqueza, gerando postos de trabalho e reduzindo os níveis de probreza dos nossos povos.

 

Encontro entre empresários brasileiros e moçambicanos promovido pelo Standard Bank 1

Encontro entre empresários brasileiros e moçambicanos promovido pelo Standard Bank

 

Encontro entre empresários brasileiros e moçambicanos promovido pelo Standard Bank 2

Encontro entre empresários brasileiros e moçambicanos promovido pelo Standard Bank

 

Participantes do fórum de negócios

Participantes do fórum de negócios

 

Rogério Samo Gudo - Assessor do Conselho de Direcção da CTA

Rogério Samo Gudo – Assessor do Conselho de Direcção da CTA

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

 

Mauro Vieira - Ministro das Relações Exteriores do Brasil

Mauro Vieira – Ministro das Relações Exteriores do Brasil