• pt
Foto de família com os alunos do quadro de honra da ESDA de 2017
Universidade Politécnica: 975 alunos das Acácias iniciam ano lectivo
07/02/2018
Ministério do Trabalho Emprego e Segurança Social
Comércio supera agricultura na criação de empregos
08/02/2018

Ponte Cais da Maxixe: Reabilitação vai diminuir sofrimento diário de mais de 3.000 utentes

ministerios dos transportes e comunicacao

O ministro dos Transportes e Comunicações procedeu, esta quarta-feira, 7 de Fevereiro, no município da Maxixe, província de Inhambane, ao lançamento da primeira pedra para a reabilitação da Ponte Cais da Maxixe, destruída pelo ciclone Dineo, no ano passado.

 

A decorrer durante três meses, o projecto é financiado no quadro de cooperação com o governo japonês, num montante de cerca de 36.8 milhões de meticais.

 

Intervindo no acto, Carlos Mesquita referiu que, com a reconstrução da Ponte Cais da Maxixe, espera-se devolver à normalidade a travessia Maxixe/Inhambane, retomando a circulação nocturna na baía, aliviando deste modo o sofrimento dos estudantes, professores e demais trabalhadores que percorrem longas distâncias, via terrestre, para cruzarem a baia, durante o período nocturno.

 

“Estamos aqui para assinalar o arranque, imediato das obras, um feito que representa o culminar de um trabalho profundo na mobilização dos cerca de 36.8 milhões de meticais, em reconhecimento do papel social que esta ponte representa para as mais de três mil pessoas que demandam os serviços desta travessia diariamente”, frisou.

 

O investimento a ser realizado para a reposição da Ponte Cais da Maxixe, conforme destacou o ministro dos Transportes e Comunicações, deverá contribuir igualmente para a melhoria da segurança na travessia da baía, ao permitir o retorno da navegação de embarcações robustas, reduzindo deste modo a pressão sobre as pequenas embarcações que, com muito sacrifício, asseguram, neste momento, a mobilidade de pessoas e bens.

 

O governante exortou ao empreiteiro e ao fiscal da obra, para que encarem o desafio da reposição da Ponte Cais da Maxixe com a necessária responsabilidade, garantindo uma obra de qualidade e sobretudo resiliente, tendo em conta as adversidades a que a infraestrutura estará exposta.

 

ministerios dos transportes e comunicacao