• pt
Assinatura de autógrafos do livro do escritor Aldino Muianga
Aldino Muianga lança Caderno de Memórias-Volume 2
19/06/2015
Na área dos recursos humanos: TDM acolhe conferência internacional sobre futuro das TIC’s
26/06/2015

Produção de arroz na província da Zambézia: Vietname investe 2 milhões USD

Participantes-no-Fórum-de-Negócios-Vietname-Moçambique-fds-fimdesemana-agencia-de-comunicacao-mocambique

O Vietname vai aplicar mais de dois milhões de dólares norte-americanos no estudo de sementes que deverão ser usadas num projecto de produção de arroz em larga escala, na província da Zambézia.
O projecto de produção de arroz visa garantir a segurança alimentar naquela província do Centro do País, que ainda se ressente dos efeitos nefastos das cheias do princípio deste ano.
Esta informação foi revelada pelo embaixador daquele país asiático, Nguyen Van Trung, durante o Fórum de Negócios Moçambique-Vietname realizado na última quarta-feira, 24 de Junho, na cidade de Maputo, entre empresários moçambicanos e vietnamitas.
O encontro foi organizado no âmbito da celebração dos 40 anos de estabelecimento das relações bilaterais entre Moçambique e Vietname, cujas trocas comerciais ascenderam os 100 milhões de dólares em 2014.
Actualmente, o Vietname desenvolve projectos em vários domínios de desenvolvimento socioeconómico em Moçambique, com particular enfoque para a agricultura, aquacultura, telecomunicações e comércio bilateral, sendo que, no ano passado, investiu no País mais de 400 milhões de dólares norte-americanos.
Por seu turno, o embaixador do Vietname, Nguyen Van Trung, anunciou ainda a participação, pela primeira vez, de empresários vietnamitas na Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), que decorre anualmente na capital do País entre finais de Agosto e princípios de Setembro.
Para Prakash Prehlad, vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a vinda de uma delegação de empresários vietnamitas a Moçambique constitui um “sinal de que o nosso País, para além de se destacar como um destino apetecível ao investimento estrangeiro, detém um lugar privilegiado na agenda económica e política do Vietname”.
“Moçambique é, sem dúvida, um incontornável parceiro estratégico no qual o Vietname deverá continuar a apostar e investir. Estamos confiantes de que a delegação de empresários vietnamitas encontrará, neste fórum, uma oportunidade ímpar de interagir com os empresários moçambicanos, estabelecer parcerias económicas e trocar experiências nos diferentes ramos de negócio, disse Prakash Prehlad.
De salientar que o Fórum de Negócios Moçambique-Vietname foi organizado pela Embaixada do Vietname e Associação das Pequenas e Médias Empresas Vietnamitas, em coordenação com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Centro de Promoção de Investimentos (CPI) e a Associação Moçambicana de Pequenas e Médias Empresas.

 

Participantes-no-Fórum-de-Negócios-Vietname-Moçambique-fds-fimdesemana-agencia-de-comunicacao-mocambique

Participantes no Fórum de Negócios Vietname-Moçambique

 

Mesa-que-presidiu-o-Fórum-de-Negócios-Vietname-Moçambique-fds-fimdesemana-agencia-de-comunicacao-mocambique

Participantes no Fórum de Negócios Vietname-Moçambique

 

Nguyen-Van-Trung - Embaixador-do-Vietname-fds-fimdesemana-agencia-de-comunicacao-mocambique

Nguyen Van Trung, Embaixador do Vietname

 

Prakash-Prehlad-Vice-presidente-da-CTA-fds-fimdesemana-agencia-de-comunicacao-mocambique

Prakash Prehlad Vice-presidente da CTA