• pt
Participantes no lancamento da Légua mcel
Légua mcel vai permitir massificação do atletismo ao nível do País
10/07/2015
Mesa que presidiu o Primeiro Encontro do CEN
Parcerias Público-Privadas: Empresas facturaram 4.4 biliões de meticais
11/07/2015

TDM acolheu reunião técnica sobre formação em telecomunicações

Teve lugar na passada quarta-feira, 8 de Julho, no Instituto de Formação de Telecomunicações da TDM (IFT), em Maputo, a reunião anual do Programa de Desenvolvimento e Formação (PDT), da Organização das Telecomunicações da Commonwealth (CTO). A reunião tinha como objectivos principais analisar o desempenho do organismo em 2014, aprovar orçamento e os planos operacionais referentes ao presente exercício e traçar as directrizes de acção para o próximo ano.
O encontro, que juntou os oficiais de ligação de cada organização membro da CTO, foi organizado em parceria com a empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM), na qualidade de representante de Moçambique na CTO.
Falando no decurso da sessão de encerramento do evento, o Director do Instituto de Formação de Telecomunicações da TDM, Orlando Klironomos, referiu que o encontro de Maputo debruçou-se não apenas sobre o plano e o orçamento do PDT, mas também sobre outros assuntos relacionados com a formação e capacitação dos técnicos e gestores ligados à area de formação em telecomunicações.
Referiu que a análise ao orçamento do PDT decorreu do facto de que “cada país membro contribuir anualmente com um determinado valor, do qual 65% reverte para a componente da formação”. Como contrapartida, conforme avançou Orlando Klironomos, os países membros da CTO beneficiam de formação de qualidade a um preço reduzido.
“Para exemplificar, a TDM, anualmente, tem promovido cerca de cinco formações, envolvendo aproximadamente 70 colaboradores das empresas do Grupo TDM e outras entidades do sector das telecomunicações”, elucidou.
Por sua vez, Lasantha De Alwis, Director de Operações da CTO, considerou que o PDT constitui um dos principais organismos técnicos vocacionados em programas de capacitação na área de telecomunicações no seio da Commonwealth.
“Nós facilitamos entre 40 e 50 workshops, por ano, nos países membros da Commonwealth”, conforme sublinhou, ajuntando que “a empresa moçambicana TDM tem sido um dos nossos principais depositários e parceiros neste programa há mais de 10 anos”.
Num outro desenvolvimento, Lasantha De Alwis realçou que, entre outros aspectos, os participantes na reunião de Maputo aprovaram o orçamento e os planos operacionais, assim como estabeleceram as directrizes para o próximo ano.
De realçar que a reunião anual do PDT seguiu-se à Conferência Anual da CTO, que reuniu, em Maputo, nos dias 6 e 7 de Julho, cerca de setenta especialistas e executivos da área dos recursos humanos, provenientes de 17 países membros da Commonwealth, incluindo Moçambique.