• pt
Mesa que presidiu à Conferência de Imprensa sobre Conjuntura Económica
Comunicado da CTA sobre a actual conjuntura económica
18/11/2015
Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações
Ministério dos Transportes e Comunicações avalia impacto das concessões ferro-portuárias
19/11/2015

60 jovens participam no primeiro Startup Weekend

Equipe vencedora entre alguns membros do painel de juri

‎Sessenta jovens participaram, recentemente, no primeiro Startup Weekend, um evento apoiado pelo Standard Bank, que reuniu, durante 54 horas, designers, programadores, profissionais de Marketing, empreendedores e entusiastas com vista a partilhar ou desenvolver ideias de negócio.
O Startup Weekend, que surgiu nos Estados Unidos da América e que foi realizado pela primeira vez em Moçambique, é uma iniciativa que visa, essencialmente, promover o espírito empreendedor nos jovens, através de sessões de concepção e desenvolvimento de ideias com o apoio de mentores de diversas áreas.
O Standard Bank, principal patrocinador do evento, vê nesta iniciativa uma forma de os empreendedores, com destaque para os jovens, aferirem à viabilidade das suas ideias e, por via disso, ajudar a desenvolver as suas comunidades.
Conforme explicou Chuma Nwokocha, Administrador Delegado do Standard Bank, o Startup Weekend afigura-se como uma oportunidade para os jovens apresentarem soluções aos problemas das suas comunidades, em particular, e do País, no geral, através do desenvolvimento de ideias.
Apesar de ser a primeira vez que acontece no País, os organizadores fazem um balanço positivo do evento, para o qual se inscreveram 120 jovens, dos quais foram seleccionados 60.
Segundo Tatiana Pereira, gestora e fundadora da IdeiaLab, “não esperávamos esta adesão. Foi uma boa experiência e alcançámos o nosso objectivo, que era de trabalhar com jovens empreendedores, dando-lhes ferramentas para poderem desenvolver as suas ideias. Os jovens precisam de ter coragem e acreditar nas suas ideias”.
No último dia, os grupos apresentaram as suas ideias, que foram analisadas pelo painel de júri criado para o efeito. A Startup vencedora é uma aplicação que fornece informação sobre o trânsito aos automobilistas via telemóvel.
“Com esta aplicação, os automobilistas terão toda a informação relativa ao trânsito, tal como acidentes, congestionamento e números de emergência. Isso permitirá melhorar a gestão de tempo por parte dos condutores”, explicou Octávio Queface, representante do grupo vencedor.
O Startup Weekend contou igualmente com o apoio da operadora de telefonia móvel mcel-Moçambique Celular, a mais inovadora no mercado moçambicano, provedora de serviços e produtos pioneiros e de qualidade.
“Não poderíamos ficar alheios a esta iniciativa, que abre espaço para os jovens apresentarem as suas ideias inovadoras e que podem ter um impacto muito positivo na vida das pessoas e, consequentemente, no País”, afirmou Luís Couto, representante da mcel.
Importa realçar que o Startup Weekend tem o suporte do programa Google for Entrepreneurs e foi organizado em Maputo pela IdeiaLab, uma incubadora de negócios e Startups, e pela UX Information Tecnologies Lda, empresa de tecnologias para o desenvolvimento social.

 

Equipe vencedora entre alguns membros do painel de juri

Equipe vencedora entre alguns membros do painel de juri

 

Trabalho em grupo

Trabalho em grupo

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

 

Luis Couto Director Comercial da mcel

Luis Couto Director Comercial da mcel

 

Tatiana Pereira Rep da Ideialab

Tatiana Pereira Rep da Ideialab