Fáusio Mussá, economista chefe do Standard Bank 2
Desenvolvimento humano e de infraestruturas essenciais para uma recuperação económica sustentável do País
27/04/2023
Participantes (4) (1)
Nas áreas de conservação: Planos de maneio não integram acções concretas, conclui debate da FUNDE
02/05/2023
Fáusio Mussá, economista chefe do Standard Bank 2
Desenvolvimento humano e de infraestruturas essenciais para uma recuperação económica sustentável do País
27/04/2023
Participantes (4) (1)
Nas áreas de conservação: Planos de maneio não integram acções concretas, conclui debate da FUNDE
02/05/2023

”Água é fundamental, sem água em condições e potável tudo falha” Filipe Nyusi

Inauguração Sistema Abastecimento Água Zinhane 3

Inauguração Sistema Abastecimento Água Zinhane 3

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, recentemente, um sistema de abastecimento de água no posto administrativo de Zinhane, no distrito de Chigubo, província de Gaza, com potencial para beneficiar cerca de 15 mil pessoas, num horizonte de 20 anos.

Numa primeira fase, prevê-se um serviço de fornecimento de água permanente para cerca de três mil pessoas, através de 120 ligações e 4 fontanários, o que significa que as mil pessoas residentes em Zinhane serão cobertas com abastecimento de água.

O sistema, cuja construção custou cerca de 38 milhões de meticais, constitui uma resposta do Governo ao crónico problema da falta de água para diversos fins, com destaque para o consumo doméstico e uso na agricultura e pecuária, que se regista em regiões semi-áridas e com complexidade hidrogeológica, agravada pela seca severa e prolongada, decorrente do efeito das mudanças climáticas.

Conforme explicou Filipe Nyusi, a zona norte da província de Gaza, em especial os distritos de Chicualacuala, Massangena e Chigubo, é caracterizada pela ocorrência de água a grandes profundidades e com teor de sal muito elevado, não sendo, por isso, própria para o consumo humano.

“Em média, as perfurações, na maior parte do nosso País, vão até cerca de 60 a 80 metros de profundidade, com uma produtividade de cerca de 2 a 3 metros cúbicos de água por hora, em geral. Entretanto, neste de Zinhane, que acabamos de inaugurar, a água foi encontrada a uma profundidade de cerca de 300 metros e com uma produtividade de cerca de 42 metros cúbicos de água por hora”, sublinhou o estadista.

Por isso, Filipe Nyusi exortou aos parceiros, sector privado e outros actores da sociedade a investir neste precioso líquido, pois sem água em condições e potável, tudo pode falhar e deve se investir nestas zonas rurais, é investir na estabilidade social, investir nas zonas rurais é investir no desenvolvimento integrado de Moçambique, é investir na equidade e inclusão social.

Na ocasião, apelou à população a criar condições para garantir a sustentabilidade da infraestrutura, por forma a assegurar o contínuo e eficiente abastecimento de água.

“Quero desafiar a todos os sectores a traçarem abordagens e estratégias de desenvolvimento económico integrado, nomeadamente a construção de tanques para a piscicultura, aproveitamento na agricultura e desenvolvimento da pecuária, entre outras actividades produtivas de rendimento, incluindo uma indústria de processamento do peixe que valorize a cadeia produtiva e geração de mais empregos”.

Na ocasião, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, avançou que, ainda este ano, serão inaugurados mais sistemas de abastecimento, nas zonas rurais e urbanas.

“Só este ano, foram inaugurados, ao nível das zonas rurais, cinco sistemas de abastecimento nas províncias de Gaza, Inhambane, Tete, Nampula e Cabo Delgado. Temos mais 147 sistemas previstos para os próximos anos, dos quais 22 com sistemas de dessalinização”, assegurou Carlos Mesquita.

 

Inauguração Sistema Abastecimento Água Zinhane 4

Inauguração Sistema Abastecimento Água Zinhane 2

 

 

 

 

 

 

 

Inauguração Sistema Abastecimento Água Zinhane 5