logo TMCEL
Esclarecimento sobre a venda judicial de imóvel penhorado no valor de 17.920.000,00mt
21/06/2023
Painel (2)
Através da bancarização no sector do agronegócio: País pode passar de uma economia agrícola de subsistência para uma economia comercial
28/06/2023
logo TMCEL
Esclarecimento sobre a venda judicial de imóvel penhorado no valor de 17.920.000,00mt
21/06/2023
Painel (2)
Através da bancarização no sector do agronegócio: País pode passar de uma economia agrícola de subsistência para uma economia comercial
28/06/2023

Águas de Maputo e UEM vão permutar competências e conhecimentos

Visita à sala de comando (2)

Visita à sala de comando (2)

Águas de Maputo e UEM vão permutar competências e conhecimentos

A empresa Águas da Região Metropolitana de Maputo (AdRMM) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) assinaram, quinta-feira, 22 de Junho, um memorando de entendimento, através do qual as duas instituições passam a cooperar no domínio da transferência de competências em diversas áreas de conhecimento.

Com a duração de dois anos, o acordo, assinado na Estação de Tratamento de Água de Sábiè, no distrito da Moamba, província de Maputo, visa, essencialmente, a promoção da inovação técnico-científica e de intercâmbio entre estudantes e profissionais da UEM e da AdRMM, respectivamente.

Assim, à luz deste memorando de entendimento, a AdRMM passa a acolher estudantes da maior e mais antiga instituição de ensino superior do País para efeitos de estágio pré-profissional, seleccionar e enviar colaboradores para formação, capacitação e treinamento, assim como apoiar nos processos de capacitação e desenvolvimento institucional da UEM.

À Universidade Eduardo Mondlane caberá prestar serviços de ciência e tecnologia que contribuam para a inovação e transferência de tecnologia, apoiar na promoção da inovação técnico-científica na AdRMM, participar na definição dos termos de referência de projectos e programas de interesse comum, entre outros.

A assinatura deste memorando de entendimento, conforme explicou o presidente do Conselho de Administração da AdRMM, Castigo Álvaro Cossa, insere-se no âmbito do processo de transformação e modernização da empresa, que impõe maior proactividade no desenvolvimento de plataformas entre os sectores técnicos, de suporte e de melhoria da qualidade de vida dos consumidores, colaboradores, bem como dos sectores académicos, sociais e empresariais.

“O protocolo que hoje assinamos com a UEM é um marco decisivo para a gestão da água na Região Metropolitana de Maputo e o seu papel central no ecossistema gerador de valor e conhecimento. A água, o nosso bem mais precioso, é, igualmente, uma área de conhecimento complexa e vasta, que requer a contínua integração de novos saberes e tecnologias”, disse Castigo Álvaro Cossa, para quem o acordo irá contribuir também para a formação de futuros profissionais e investigadores, com experiência real e directa na área.

O presidente do Conselho de Administração da AdRMM sublinhou, na ocasião, que para o alcance da excelência no sector de água a ciência é um elemento incontornável. É neste sentido que “a empresa beneficiará do conhecimento, pesquisa e inovação produzidos na academia, garantindo a evolução contínua dos processos e melhoria de qualidade de água para toda a Região Metropolitana de Maputo”.

Por seu turno, o reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, considerou que o acto constitui a materialização do papel da universidade, que deve estar cada vez mais próxima da sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento e crescimento.

“Este é o caminho que achamos que a universidade deve seguir. Aproximar-se daqueles que, efectivamente, têm ou requerem conhecimento para as várias áreas onde a universidade actua. Este é o caminho que iremos seguir, a empresa Águas da Região Metropolitana de Maputo dá-nos essa possibilidade, e nós colocamo-nos à sua disposição. Está aqui um campo real para os nossos estudantes fazerem a componente prática no terreno “, frisou.

 

Manuel Guilherme Júnior, reitor da UEM (1)

Manuel Guilherme Júnior, reitor da UEM

Castigo Álvaro Cossa, PCA da Águas da Região Metropolitana de Maputo (1)

Castigo Álvaro Cossa, PCA da Águas da Região Metropolitana de Maputo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita à sala de comando (1)

Visita à sala de comando

Troca de pastas

Troca de pastas

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto de família (6)

Foto de família

Visita à Estação de Tratamento de Água de Sábiè (2)

Visita à Estação de Tratamento de Água de Sábiè

 

 

 

 

 

 

 

 

Acto de assinatura do memorando

Acto de assinatura do memorando

Visita à Estação de Tratamento de Água de Sábiè(1)

Visita à Estação de Tratamento de Água de Sábiè