• pt
Mesa que presidiu à conferência de imprensa 2
CTA quer Conselhos Empresariais Provinciais mais activos
15/05/2015
Mesa que presidiu o Lancamento do Livro do Jorge de Oliveira
Jorge de Oliveira lança “Pneu em Chamas”
17/05/2015

Ao escritor Mia Couto: Universidade Politécnica atribui doutoramento Honoris Causa

Lourenco do Rosario - Reitor da Politecnica

A Universidade Politécnica vai atribuir, no dia 2 de Setembro próximo, em Maputo, o título de Doutor Honoris Causa ao escritor moçambicano António Emílio Leite Couto, mais conhecido por Mia Couto.
A proposta de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a um dos escritores mais importantes de Moçambique, acaba de ser aprovada pelo Conselho Científico da maior universidade privada do País.
Esta informação foi dada a conhecer pelo reitor da primeira instituição privada de ensino superior a implementar-se no País, Lourenço do Rosário, no decurso do jantar de gala, realizado, sexta-feira última, 15 de Maio, na capital do País, e que juntou os primeiros licenciados deste estabelecimento de ensino, por ocasião do 20º aniversário da sua criação.
“Temos conhecimento de que o escritor Mia Couto já recusou várias propostas para esse mesmo título no País e no estrangeiro. Para nós, é uma honra termos doutorado o artista plástico, Malangatana Valente Ngwenya, e agora vamos fazer o mesmo com Mia Couto”, realçou Lourenço do Rosário.
Debruçando-se sobre o percurso da Universidade Politécnica, o académico lembrou que, na história do ensino superior, quando “A Politécnica, então ISPU, foi criada, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) tinha 35 anos e já tinha participado na construção do universo dos recursos humanos que estão a estruturar o País; 20 anos depois eu tenho o orgulho de dizer aos antigos estudantes da Universidade Politécnica que juntamo-nos a esse universo dos recursos humanos que a UEM colocou no País e colocámos estrelas que trouxeram o brilho a este universo”, indicou, salientando o facto de a Universidade Politécnica possuir uma grande capacidade de colocar em posições relevantes os seus quadros.
No encontro que contou com a presença da ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Oliveira, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Professional, Jorge Nhambiu, foi igualmente lançada a semente para a constituição da Associação dos Antigos Estudantes do ISPU-Instituto Superior Politécnico e Universitário.

 

Lourenco do Rosario - Reitor da Politecnica

Lourenco do Rosario – Reitor da Politecnica

 

Participantes no Jantar Venha jantar com o Reitor

Participantes no Jantar Venha jantar com o Reitor