• pt
Entrega simbólica do Donativo ao INGC pela CTA
Em bens diversos: CTA apoia INGC em 3.5 milhões MT
13/03/2015
Assinatura de contrato de patrocínio entre a mcel e o Clube Maxaquene
mcel e Maxaquene celebram contrato de patrocínio
25/03/2015

De 600 mil pacientes anualmente: 70% extrai os dentes com cárie dentária

Crianças de várias escolas primárias de Moatize na cerimónia de lançamento da campanha de saúde oral 1024x682

Moçambique regista anualmente, uma média de 600 mil casos de entrada de pacientes, nos serviços de estomatologia do País, dos quais 70 por cento fazem extracção de dentes, devido à cárie dentária.

Estes dados foram revelados, sexta-feira última, 20 de Março, no decurso da cerimónia do lançamento da Campanha Nacional de Saúde Oral nas Escolas, cuja cerimónia central teve lugar na Escola Primária Completa São Baptista de Moatize, na província de Tete.
Promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, a campanha conta com o apoio da mcel-Moçambique Celular e visa sensibilizar e motivar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados de saúde oral, contribuindo para a melhoria da condição de saúde das crianças na idade escolar e da população em geral.

Para Inês Teixeira, representante da mcel, a campanha “reveste-se de grande importância, pois se trata da materialização de mais um compromisso que abraçamos, no âmbito da nossa responsabilidade social corporativa, com vista a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades”.
“Este projecto representa um grande passo, na busca de uma saúde melhor para a sociedade em geral, uma vez que se soma a outros programas desenvolvidos pelo Governo, visando garantir maior e melhor acesso à saúde aos milhões de moçambicanos”, frisou Inês Teixeira.

Abordada à margem da cerimónia, Marta Domingos, chefe nacional da Saúde Oral no Ministério da Saúde, revelou que os serviços de estomatologia, no País, têm vindo a registar, anualmente, uma média de 600 pacientes com problemas dentários, dos quais 70 por cento fazem extracção de dentes, devido à cárie dentária.

Com as medidas de prevenção em curso no País, conforme sublinhou, tem-se verificado uma ligeira redução do número de casos de doenças dentárias, na ordem de um por cento: “Trata-se de uma diminuição muito pequena, mas estamos a trabalhar no sentido de reduzir, consideravelmente, o número de casos de perda dentária motivada pela cárie”, realçou.

Para já, Marta Domingos assegurou que, dentro do ano em curso, será realizado um estudo sobre a prevalência de cárie ao nível nacional. “Acredito que vamos ter os resultados dessa pesquisa até Julho próximo. O último levantamento sobre esta matéria foi realizado em 1988, desde lá a esta parte, numa se fez um levantamente epidemiológico da cárie dentária em Moçambique”, destacou.

Dirigindo-se a centenas de crianças de várias escolas primária de Moatize, o governador da província de Tete, Paulo Auade, referiu que “os hábitos da nossa sociedade nos dias de hoje, com o consumo frequente de doces e a falta de hábitos correctos de higiene da boca e a lavagem de mãos, conduzem ao aparecimento de doenças orais, comprometendo assim o bem-estar social das populações em geral, particularmente das crianças em idade escolar”.

“A província de Tete dispõe de serviços de estomatologia em todos os distritos, incluindo no hospital provincial, pelo que todos são convidados a aderir de forma regular para o tratamento da saúde oral, onde cada um deve se assumer como mobilizar, sensibilizador e educador”, finalizou.

Crianças de várias escolas primárias de Moatize na cerimónia de lançamento da campanha de saúde oral 1024x682

Crianças de várias escolas primárias de Moatize na cerimónia de lançamento da campanha de saúde oral

 

crianças na cerimónia de lançamento da campanha nacional de saúde oral nas escolas em Moatize 1024x683

crianças na cerimónia de lançamento da campanha nacional de saúde oral nas escolas em Moatize

 

Governador da província de  Tete - Paulo Auade 1024x683

Governador da província de  Tete – Paulo Auade

 

Inês Teixeira - Representante da mcel 1024x670

Inês Teixeira – Representante da mcel